Pectina Natural de Laranja



Adoramos laranjas cá em casa. É uma fruta que está sempre presente. O meu marido devoro-as e eu corro a tratar delas para confeção de salgados, bolos e de pectina natural para espessar as compotas e doces que confeciono.
Ensinava-me a minha avó que para um kg de polpa de fruta deveria usar-se um kg de açúcar, mas o certo é que há muito, como muitas outras pessoas, utilizo uma proporção de açúcar menor, sendo que não menos que 60% de açúcar em relação ao peso da fruta a usar já preparada para a compota.
De modo a que o nosso trabalho fique facilitado e se consiga aquela consistência gelatinosa e maravilhosa que queremos numa compota ou mais densa num doce recorro ao uso de pectina. 
Poderão encontrar pectina comercial, contudo por norma faço-a caseira com laranja ou maçã.
Hoje deixo-vos a receita da de laranja que se confeciona com a parte branca da casca da laranja. Retiro o vidrado da casca (parte laranja) e se não utilizo logo, reservo num saco de congelação e vou usando a raspa à medida que necessito. Também poderá congelar a parte branca se não quiser confecionar na altura a pectina.

Ingredientes:
100g casca branca de laranja
Sumo ½ limão
540g água

Modo Tradicional
Descasque laranjas retirando o vidrado laranja. Retire depois toda a parte branca da casca e corte em pedaços. Leve todos os ingredientes ao lume num tacho até que ferva. Deixe ferver por 30 min. 
De seguida coe o líquido e reserve no frigorífico num frasco hermético esterilizado.
Deverá usar a seguinte proporção de pectina de laranja:
Usar 60 a 100ml por 500g de polpa de fruta para a confeção de compotas/doces ou geleias.








Comentários

As mais vistas