Pêssego Assado com Tomilho e Molho de Iogurte e Limão



E eis que estamos na época dos pêssegos. Adoramos este fruto cá por casa. O sabor, amoroso e reconfortante ao tocar. Se os comemos e muito ao natural, o certo é que os adoro assados ou salteados e fazem parte de muitas das confeções desta época na minha cozinha.
A receita que partilho convosco hoje é simples e uma sobremesa bem mais saudável que nos encanta ao nível do sabor e nos permite "matar o desconsolo" de um docinho sem que pequenos em demasia.
A combinação com os aromas das aromáticas e limão...uau! E a doçura? Essa é à vontade do freguês, mais ou menos docinho consoante o que preferir.
Deliciosos e super apetitosos ao olhar! O que queremos mais? Absolutamente nada a não ser ligar o forno e pêssegos para dentro.
Espero que gostem e fico à espera do vosso feedback.
Boa semana!


Ingredientes (6 porções):
6 Pêssegos
Açúcar mascavado para polvilhar 
1 fio azeite
Maple syrup ou geleia de agave para regar
Tomilho q.b.
Nota: Também resulta muito bem com alecrim

Molho de iogurte e limão
15 c. sopa iogurte grego natural (uso 1,5 c. sopa por metade de pêssego)
Maple syrup, mel ou geleia de agava para adoçar a gosto
1/2 limão (sumo)
Raspa de 1 limão

Modo Tradicional
Pré-aqueça o forno a 200º. Lave bem os pêssegos. Corte-os ao meio e retire o caroço. Disponha as metades de pêssego num tabuleiro com a face interior para cima.
Polvilhe com o açúcar mascavado. Usei claro, mas também poderá usar escuro. Regue generosamente com a geleia de agave ou maple syrup. Regue com um fio de azeite e leve ao forno até que se apresentem dourados e assados. Reserve os sucos acumulados no tabuleiro.
Entretanto prepare o molho bastando juntar todos os ingredientes numa taça e misturá-los bem. Adoce a gosto. Reserve no frigorífico até à hora de servir.
Também poderá adicionar para esta quantidade umas 3 colheres de sopa de queijo creme que lhe dá um sabor e cremosidade muito interessante.
Poderá servir os pêssegos à temperatura ou quentes contrastando com o molho fresco e de tonalidade ácida. Sirva guarnecendo com umas folhinhas de tomilho.












Comentários

As mais vistas