Pad Thai...viajando por outras gastronomias!



Esta foi uma das receitas que levei à 1ª Edição do Workshop de Cozinha Asiática e que fez sucesso. 
Este é um dos pratos de street food típico na Tailândia e que nos levou numa viagem encantadora enquanto o confeccionamos e degustámos.
Deixo-o hoje, a pedido de alguns leitores do blogue e porque poderão querer viajar um pouco nesta época festiva por outras gastronomias, onde o doce, picante, ácido e salgado se conjugam na perfeição.



Molho
70g de açúcar de palma, finamente picado (cerca de 2 c. sopa bem prensadas)
½ ch. de pasta de tamarindo (diminuir se for do indiano, se não encontrar outro, poderá substituir-se por vinagre de arroz misturado com açúcar mascavado em partes iguais, que não tendo o sabor que o tamarindo traz, fica interessante) – eu opto por colocar um pouco de pasta indiana e um pouco do substituto ficando mais equilibrado
4 c. sopa de molho de peixe
6 c. sopa de água

Pad Thai
230g de noodles de arroz
8 a 10 camarões pequenos (4 a 5 dos médios), sem casca e arranjados
2 chalotas, finamente picadas (cerca de 6 c. sopa)
4 dentes de alho, picados
2 c. sopa de camarão seco picado
200g tofu desidratado ou se não encontrar, utilize o tofu firme marinado em molho thai e salteado previamente em frigideira quente com 2 c. chá maizena e óleo de sésamo
1 c. chá de flocos de chilli ou a gosto
½ ch. de rabanetes daikon de conserva ou em alternativa pimentos vermelho conserva (vinagre, água quente e açúcar em partes iguais) ou pode-se aumentar a quantidade de molho de peixe e adicionar açúcar de palma
4 ovos
5 ch. de rebentos de feijão mungo (moyashi)
Cebolinha ou em alternativa cebolinho (em substituição do nirá – alho japonês)
½ ch. de amendoins tostados
2 limas

Modo Tradicional
Demolhe os noodles de arroz em água à temperatura ambiente de modo a que os noodles passem de translúcidos a brancos. Cerca de 1h. Em alternativa pode demolhá-los em água quente por 15 minutos.
Escorra os noodles passado esse tempo e reserve. Poderá demolhar os noodles dias antes e mantê-los no frigorífico num recipiente hermético.
Aqueça 4 c. sopa de óleo numa frigideira ou wok bem quente – lume alto. Depois adicione o camarão e deixe selar sem saltear até que fiquem cozinhados até meio. Vire-os e deixe cozinhar o outro lado. Retire e reserve.
Na mesma frigideira adicione 2 a 4 c. sopa de óleo e baixe o lume para médio. Adicione as chalotas, alho, camarão seco, conserva de pimento ou rabanete daikon, tofu e os flocos de chili. Cozinhe até que o alho se apresente ligeiramente caramelizado.
Adicione então os noodles e o molho. Aumente o lume e continue a saltear até que os noodles tenham absorvido o molho.
Nessa altura, afaste os noodles para o lado e adicione os ovos no lado livre da frigideira ou wok. Mexa os ovos ligeiramente após começarem a cozinhar um pouco. Coloque os noodles por cima e deixe mais 15 a 20 segundos, mais ou menos. Depois envolva bem até que os ovos se apresente mexidos.
Depois adicione os rebentos, cebolinha e metade dos amendoins. Desligue o lume. Envolva para misturar os ingredientes.
Emprate o pad thai, colocando os camarões no topo e o restante amendoim. Sirva com quartos de lima (essencial), rebentos, cebolinha e flocos de chili.




Comentários

Enviar um comentário

Obrigada por visitar o blogue e pelo seu contributo. Volte sempre!

As mais vistas