Bolo Zebra de Claras


Adoro estes dias depois do natal e chegada do ano novo, porque fico em casa pelo menos um dia com os meninos e tenho mais tempo para estar na brincadeira com eles, ficamos de sofá ainda a aproveitar podermos apenas ficar a olhar as decorações de natal, em longas conversas e risadas. As refeições são feitas de aproveitamentos, de forma muito simples, comemos sentados no sofá, ao jeito de acampamento, o que tem sempre imensa piada para a rapaziada, nem que seja tomar apenas uma chávena de chá. Tudo fica num ritmo mais calmo, embalados por dias mais sombrios e frios a lembrar que o inverno chegou. 
Estes dias simples assim permitem lembrar quanto a vida pode ser simples e tão aconchegante, o que às vezes podemos esquecer na azáfama do dia-a-dia. E foi neste ambiente que se fez a história de um início de 2020 de uma mãe e seus dois pequenotes que assaram no primeiro dia do ano um bolo zebra de claras que a fez pensar em como ela é grata por todas as coisas simples!
No final das contas, realmente não precisamos de muito para ser felizes, apenas precisamos nos sentir felizes com o que temos ... a nossa família e um bolo!
Que tenhamos saúde, que comamos de forma equilibrada e que sejamos felizes! Feliz 2020!
Tinha imensas claras para aproveitar dos pães de ló que havia feito pelo natal. Entre pavlovas e suspiros saiu também este bolo simples, delicioso e que nos fez companhia num serão maravilhoso.



Ingredientes  (forma redonda sem burado 26 cm):
14 claras
500g açúcar
250g manteiga
2 laranjas (sumo)
370g farinha T65 s/fermento
2 c. chá de fermento
2/3 chávena de cacau



Modo Tradicional

Pré-aqueça o forno a 180º.
Derreta a manteiga. Reserve.
Bata as claras em castelo com o açúcar na batedeira.
De seguida adicione a manteiga e o sumo de laranja. Bata mais um pouco até envolver bem.
De seguida adicione a farinha previamente peneirada com o fermento. Envolva com a ajuda de uma espátula cuidadosamente.
Por fim divida a massa em 2 porções iguais ou numa proporção 2/3 de massa clara para 1/3 de massa com cacau, caso pretenda menor quantidade de cacau e listas escuras mais definidas. Adicione o cacau a uma das porções. Envolva.
De seguida, numa forma untada com manteiga e farinha, vá colocando uma colherada de massa clara no centro, depois uma colher de massa com cacau por cima e vá procedendo assim, sempre colocando as colheradas umas em cima das outras no centro.
Leve ao forno cerca de 40 minutos ou até que o palito saia seco.

Nota:
Se fizer em robot de cozinha, reduza a receita para metade, de modo a ter espaço na taça/copo para bater as claras em castelo.

Dicas para conversar claras ou gemas:
- Pode congelar cada clara em couvettes de gelo. Depois de congeladas retire e guarde num saco de congelação bem fechado. Assim sabe a quantidade de claras que tem. Para descongelar basta retirar do congelador e deixar descongelar no frigorífico. Depois é usar normalmente nas receitas que necessitar. Conservam-se no congelador no max. até 2 meses.
Se as conservar no frigorífico utilize no máximo até 2 dias.
- Pode congelar as gemas adicionando uma pitada de sal ou açúcar por gema, consoante a utilização que lhe dará depois (em doces e salgados). Assim evita que fica gelatinosa ao descongelar, o que enviabilizaria a sua utilização em algumas confeções. Proceda do mesmo modo que para as claras e conserve em saco de congelação com a nota se adicionou açúcar ou sal às mesmas.





Comentários

As mais vistas