Risotto de Abóbora Assada e Cogumelos Shimeji



Estes dias de inverno cinza pedem comida reconfortante que nos traz sabores e cores aconchegantes.
Estava faltando um bom risotto e tinha este maravilhoso abóbora pronto para ser usado. Nada melhor do que um bom abóbora assada, você não concorda?
A refeição começou a se formar em minha mente e, de repente, eu estava preparando essa refeição saborosa, desenvolvendo cada grão de arroz com um bom caldo de legumes e um delicioso shimeji abraçado pela doçura do puré de abóbora ... Oh, que maravilhoso sábado tivemos!


Ingredientes (6 a 8 porções):

P/assar a abóbora
1 abóbora com cerca de 1Kg (usei butternutt)
Sal, cominhos, gengibre a gosto
Açúcar mascavado para polvilhar
Manteiga q.b. + 2 c. sopa para finalizar o puré de abóbora (para versão vegetariana não utilizar a manteiga)

Risotto
2 cebolas doces
2 dentes de alho
2 alhos franceses
1 folha de louro
1 courgette
400g arroz arbóreo
200ml de vinho alvarinho
200g de cogumelos shimeji
1350ml de caldo de legumes
Sal e pimenta a gosto
15g coentros
150g bacon aos cubos
Pecorino para polvilhar


Modo Tradicional
Comece por assar a abóbora com os temperos, polvilhado com o açúcar mascavado e nozes de manteiga q.b. em forno pré-aquecido a 220º até que se apresente suave.
Quando assada retire a polpa e, numa taça com com 2 colheres de sopa de manteiga amolecida, passe a varinha mágica até obter um puré suave. Reserve.
Salteie depois numa frigideira anti-aderente e aquecida o bacon aos cubos até que se apresente caramelizado. Retire do lume e reserve.
De seguida prepare um refogado com a cebola picada, alho picado e alho francês cortado às rodelas finas. Adicione a folha de louro. Refogue até que a cebola esteja translúcida e o alho francês suave.
Depois adicione a curgette picada, o arroz e o vinho e cozinhe até que o vinho comece a evaporar. 
Adicione de seguida o puré de abóbora, metade dos coentros picados e metade dos cogumelos shimeji e envolva bem. Tempere com sal e pimenta e deixe cozinhar mais um pouco. 
Prossiga a preparação do risotto adicionando o caldo pouco a pouco, vá colocando só o suficiente para cobrir o arroz, e mexendo sempre até que termine o caldo. Quando estiver prestes a terminar as adições do caldo junte os restantes cogumelos.
Sirva o risotto com o bacon estaladiço, lascas de pecorino e polvilhado com oregãos picados.

Notas:
Para uma versão vegetariana prepare o puré de abóbora sem a adição de manteiga e suprima o bacon.
Utilizo caldos caseiros, mas poderá usar os de compra. Ao invés de caldo de legumes também poderá usar caldo de galinha.







Comentários

As mais vistas