Chutney de Manga


No ano passado, após a ida do meu irmão do meio para outras paragens para seguir os seus desejos profissionais, ter com a outra mana, a família nuclear, a viver na ilha, decidiu que tínhamos que organizar mais amiúde jantares de família. Melhor ideia, impossível! Melhor ainda foi termos decidido que estes seriam jantares temáticas, em que partiríamos à mesa rumo a diferentes paragens deste nosso Portugal, mas também, viajaríamos por outras paragens e gastronomias. 
O jantar de Março teve o tema asiático. Entre procura de ingredientes e na falta de alguns lá definimos o menu. A Joana fez mexilhões com leite de côco e arroz doce de côco e manga. Eu optei por uma entremeada estaladiça com miso e legumes salteados em soja e molho picante e um belo caril tandoori masala, que fiz com açém, um corte tão nosso. Como alguns dos presentes, embora gostando, por razões de saúde, não podem abusar do picante, não me "estiquei" no caril, mas completei o mesmo com este delicioso chutney de manga agridoce e bem acalentado pela malagueta de conserva dos Açores (não havia fresca onde quer que tivesse ido procurar!). O caril foi acompanhado por um basmati aromático, manga fresca e coentros...E que maravilha ficou!
O chutney é de comer e chorar por mais. Não resisto a, volta e meia, e tirar um bocadinho e comer umas colheradas. Delicioso!
Adoro chutneys e desta vez experimentei a receita da Filipa Gomes, com ligeiras alterações, pois combinei o vinagre de cidra com o de limão, bem como usei chalotas ao invés de cebola e corte do gengibre.
Prometo deixar outra versão por aqui que também gosto imenso!


Ingredientes:
1 pau de canela
2 cabeças de cravinho
1 c. café de sementes de cominhos
1 c. café de sementes de mostarda
1 c. café de sementes de erva doce
1 estrela de anis
3 chav. de açúcar
1,5 chav. de vinagre de cidra
Meia chav. de vinagre de limão
Meia chav. de água
1 lima (sumo)
3 mangas
4 chalotas
1 pedaço de gengibre do tamanho de um polegar 
1 malagueta média ou 2 pequenas

Modo Tradicional
Leve ao lume uma frigideira anti-aderente e aqueça as especiarias, de modo a que libertem os seus óleos e aromas. Reserve.
Descasque e corte as mangas em cubos. 
Coloque a manga num tacho com as chalotas picadas em meia lua, o açúcar, vinagres, água, o sumo da lima e as especiarias aquecidas. Adicione o gengibre bem picado e a malagueta.
Leve ao lume médio, médio/baixo cerca de 1h, mexendo de vez em quando.
Depois de pronto, verta em frascos herméticos esterilizados. 
Excelente para acompanhar caril, carnes, grelhados ou mesmo um pão ázimo com iogurte grego e chutney.




Comentários

As mais vistas