Iogurte Simples, Grego ou Queijinho...Faça você mesmo!



E esta semana que passou foi a primeira vez que fui às compras desde que estamos em plano de contingência, o marido é que havia ido anteriormente. As prateleiras estavam compostas, excetuando, do que eu precisava, farinhas e iogurtes.
Queria iogurtes gregos. Não havia. Tinha só um restinho em casa.
Solução? Fazer os iogurtes em casa usando o restinho que tinha! Já não os fazia há algum tempo. E com os mesmos ingredientes poderá fazer iogurtes simples, tipo grego ou uns queijinhos ao estilo "suissinhos". E ainda fiquei com "buttermilk" para pão e bolos! Poderá até fazer um queijinho, o tal do labneh que é uma delícia, com especiarias, aromáticas ou simples para fazer por exemplo um cheesecake.






Ingredientes:
(rende cerca de 26 a 28 iogurtes simples; 16 a 18 gregos ou 10 a 12 queijinhos do tipo suissinhos)

2l leite (por norma uso inteiro, mas poderá ser qualquer um)
2 iogurtes gregos naturais (poderá ser outro iogurte que tenha)
4 c. sopa açúcar côco (pode usar mel, mascavado ou refinado) - opcional

Modo Tradicional
Retire o iogurte do frigorífico algum tempo antes de confecionar o preparado de iogurte de modo a que fique à temperatura ambiente.
Aqueça o leite, com as colheres de açúcar, se optar usar. Não deixe o leite ferver. Aqueça até cerca de 60 a 65º. Retire do lume, mexa e deixe arrefecer até aos 50º, mexendo o leite para que arrefeça. Se não tiver termómetro deverá conseguir, molhando um dedo no leite, mantê-lo 10seg, ou em alternativa, e muito importante, neste período que vivemos, coloque leite num copo e deverá manter o copo na mão por 10 seg., sem retirar a mão devido ao calor. O leite nesta altura estará na temperatura ideal para adicionar o iogurte. Não obterá fermentação se a temperatura for superior a 50º, temperatura máxima para desenvolvimento das bactérias.
Nessa altura adicione os iogurtes, envolvendo bem. Não bata, apenas envolva.
Coloque o preparado em frascos pequenos de 1 dose ou em frascos grandes.
Leve a fermentar entre 8 a 12h. Por norma faço à noite e de manhã, depois de fermentados vão para o frigorífico um par de horas antes de os consumir.
Assim obterá iogurtes simples. Abaixo deixo sugestão de confeção para gregos e queijo.

Para quem tem iogurteira, utiliza a mesma para a fermentação. O inconveniente é que prepara poucos iogurtes de 1 vez.
Eu uso um saco térmico com interior em cortiça que funciona como slowcooker - a Yogurnest.
Não tendo uma nem outra poderá fermentar os seus iogurtes de diferentes maneiras que enumero a seguir:
- Numa mala térmica - ferva água e coloque num frasco e tape bem. Envolva o frasco num pano ou toalha e coloque na mala térmica onde irá colocar os iogurtes com os frascos tapados. Feche a mala e deixe fermentar. 
- No forno - aqueça bem o forno. Desligue o forno e coloque os frascos de iogurtes e envoltos numa manta pelas horas necessárias à fermentação.
- Na panela de pressão - prepare o iogurte e coloque nos frascos. Adicione na panela de pressão destapados. Ferva água e deite mais ou menos até meio da panela de pressão. Feche a tampa da panela e deixe fermentar.

De notar que estes iogurtes não levam conservantes, nem espessantes, o iogurte simples não terá a consistência dos de compra que levam produtos que lhes conferem uma textura mais consistente. Têm uma durabilidade de 7 dias no frigorífico. Se achar que não irá consumir tudo antes dos 7 dias, adicione ao iogurte uma polpa de fruta e faça uns popsicles que irão fazer concerteza que o iogurte "desapareça" em três tempos.


Variações/tipo de iogurtes/queijo

Para fazer iogurte tipo grego
Após os iogurtes fermentarem, coloque o iogurte a escorrer o soro num pano suspenso num escorredor, até que obtenha a consistência típica e que pretenda no grego.
Depois é só colocar nos frasquinhos.
Não descarte o soro que apurar, pois é uma espécie de "buttermilk" e é excelente para bolos e pães. Mantenha o mesmo num frasco no frigorífico até utilizar.

Para fazer queijo tipo suissinho
Faça o passo acima descrito para o iogurte grego, deixando escorrer o soro o máximo possível até obter uma consistência mais densa.
Depois é só colocar nos frasquinhos.
Como referido acima, não descarte o soro.

Para fazer o labneh (queijo de iogurte)
Proceda como para o suissinho, mas prepare os iogurtes sem adição de açúcar. Depois dos iogurtes fermentarem tempere com sal, especiarias e aromáticas secas a gosto. Drene o soro. Depois de denso, faça bolinhas de queijo e conserve em azeite ou utilize ao natural para barrar torradas, pão. Poderá ainda não temperar o queijo e usar na confeção de doces, como o cheesecake, ou outros, dado que é um queijo que suporta bem temperaturas altas.
Poderá ver a receita do labneh aqui.

Sugestões de consumo
Sirva os iogurtes aos lanches e pequenos-almoços com fruta fresca, polpa de fruta que poderá adicionar aos mesmos, fica delicioso com os suissinhos, com granola, bolachinhas...A imaginação manda!

Bons cozinhados e fique em casa! Proteja-se a si, aos seus e a quem tem que se manter diariamente nos seus postos de trabalho.

Para a Cuisine Companion
Retire o iogurte do frigorífico algum tempo antes de confecionar o preparado de iogurte de modo a que fique à temperatura ambiente.
Leve o leite e açúcar na taça, com o acessório batedor, vel. 5, 50º por 8 minutos. Depois adicione o iogurte e bata na vel. 4, 3 minutos.
Depois proceda como descrito acima.












Comentários

As mais vistas