Empadas de Atum
Há receitas em que não é necessário dizer muito. O seu nome e olhar para elas dizem tudo.
Empadas? Quem não gosta? Haverá concerteza algumas pessoas que não, mas confesso que ainda não conheci nenhuma.
Empadas? Quem não gosta? Haverá concerteza algumas pessoas que não, mas confesso que ainda não conheci nenhuma.
Em versão empada grande ou empadinhas são a delícia cá de casa e ótimas para utilizar restos de carne ou legumes que tenhamos.
Tenho que dizer que já há muito que não as fazia. E para que não volte a passar tanto tempo, na próxima semana sai mais uma fornada.
Estas fi-las de atum conservado em água com tomate, mas são livres de inventar e reinventar. A massa fi-la estaladiça e faço questão de lhe deixar aquela beirinha que adoro trincar e sentir aquele pequeno crunch, quase salivando com o aroma do recheio.
Espero que gostem!
Ingredientes (cerca de 30 empadas):
Massa
350g de farinha
120g manteiga
100ml leite
Sal a gosto
Recheio
1 cebola picada
1 dente de alho picado
3 ou 4 tomates picados (usei tomate cacho
360g de atum em água (3 latas)
Limão (sumo, apenas algumas gotas)
Salsa picada q.b. (poderão usar outra aromática)
Sal e pimenta q.b.
Azeite q.b.
Azeitonas para guarnecer (opcional)
Ovo para pincelar
Modo Tradicional
Prepare o recheio. Pique a cebola e alho. Numa frigideira aquecida coloque um pouco de azeite e refogue a cebola. Quando esta já estiver quase translúcida adicione o alho. Refogue mais um pouco.
Depois junte o tomate picado em cubos e deixe cozinhar uns 6 a 8 minutos. Adicione o atum escorrido e esmagado com um garfo. Envolva bem. Retifique temperos. Deixe cozinhar mais uns 2 ou 3 minutos. Adicione a salsa picada e fio de sumo de limão.
Para preparar a massa junte todos os ingredientes e amasse até obter uma massa homogénea e sedosa. Não necessita amassar muito. Poderá usar a batedeira com o gancho para o efeito ou o robot de cozinha no programa massas, ou cerca de uma vel. 5, 2,5 minutos.
Esta é uma massa que pode usar na hora e não pede muito descanso, mas poderá deixá-la descansar um pouco no frigorífico, se achar que a manteiga que usou estava demasiado amolecida ou o tempo estiver mais quente e, consequentemente, a temperatura da cozinha mais alta.
Estenda depois a massa e corte círculos. Vá colocando as rodelas de massa em formas de queques, bem untadas com manteiga. Pique o fundo com um garfo. Recheie bem com o preparado de atum e tomate. Tape a empada com outro círculo de massa. Se quiser poderá fazer este círculo do topo mais pequeno. Eu gosto de os fazer do mesmo tamanho e fazer uma beirinha. Repita esta operação até terminar a massa.
Depois dê um corte pequenino no topo da empada e coloque uma azeitona (opcional).
Pincele as empadas com ovo batido com um pouco de água.
Leve ao forno pré-aquecido a 200º cerca de 20 a 25 minutos ou até que as empadas se apresentem douradas e a massa cozinhada.
Sirva com uma salada de folhas verdes ou arroz.
A massa que usei foi partilhada por um elemento do grupo cuisine companion que sigo. Anotei, mas sem referência ao nome.
Comentários
Enviar um comentário
Obrigada por visitar o blogue e pelo seu contributo. Volte sempre!