Hokkaido Dona Amélia...Recriando os sabores tradicionais Terceirenses


Adoro Donas Amélias! Não lhes resisto. E não resisto a pegar nos seus sabores e dar-lhe novas formas.
No blogue encontram as tradicionais, em formato bolo, e as reinterpretações que lhes tenho dado...as bolachas, os grissini, o bundt e os cupcakes! Sempre na esperança de não desvirtuar o seu sabor e características ímpares.
Esta Páscoa, ai nesta páscoa saíram duas novas reinterpretações, um delicioso HOKKAIDO, que partilho hoje convosco...Este um Hokkaido com os sabores das nossas DONAS AMÉLIAS, brioche de textura extraordinária e a a outra reinterpretação já vos conto.
Estas reinterpretações ainda serão trabalhadas um pouco mais, pois não tinha farinha de milho para trabalhar a sua incorporação, contudo o seu sabor e textura deliciosos têm que estar às vossas mesas na esperança que gostem tanto quanto nós cá em casa e quem as provou!
A decisão de fazer um hokkaido foi fácil, pois há já bastante tempo que pesquisava para o fazer, embora fosse ficando sempre por fazer. Então decidi que desta não passaria.
Tinha já há algum tempo "ficado com a retina" num hokkaido partilhado pela Amee Twigger do Twigg Studios e num partilhado pelo Rui Ribeiro do Faz e Come. A inspiração partiu daí e saiu este brioche tão bom, mas tão bom com o resgisto de sabores tão nossos, como os das Donas Amélias.
Espero que gostem!

Receita realizada na Cooking Chef da Kenwood Portugal.


Ingredientes (forma de bolo inglês 20 cm):

Tangzhong
25g farinha forte
120g água

Massa
140g tangzhong
400g farinha forte 
68g açúcar
11g fermento
1 ovo
30g leite + 30g para diluir o fermento
50g natas
65g melaço de cana
25g manteiga
1 c. chá de sal
2 c. chá de canela
1 c. chá de noz moscada
1 limão (raspa)
Cidrão q.b. (opcional)

Leite para pincelar
Açúcar em pó para polvilhar

Na Cooking Chef da Kenwood Portugal

Tangzhong
Coloque 25 gramas de farinha e a água num tacho antiaderente. Leve ao lume até engrossar e sem parar de mexer. Quando engrossar retire do lume e reserve até amornar.

Massa
Quando o Tangzhong ficar morno, coloque-o na taça da cooking chef, a farinha, as especiarias, o açúcar, o sal, o ovo, o leite morno, as natas, melaço de cana, raspa de limão, a manteiga e o fermento diluído num pouco de leite morno e descansado por 5 minutos.
Coloque o gancho na cooking chef e selecione Programas, Sweets, Doughs, Standard Doughs. Siga as instruções e pressione o Enter.
O robot irá misturar os ingredientes, depois amassar e levedar. Irá pedir para que carregue enter, ao emitir o sinal sonoro. Finda a levedação irá amassar um pouco preparando a massa para lhe dar a forma final.
Ao finalizar o programa, retire a massa da taça. Divida a massa em três porções, forme a massa em bolas e coloque -as numa forma de bolo inglês untada com manteiga ou forrada com papel vegetal. Se optar usar cidrão, adicione nesta altura ao formar cada porção, abrindo um pouco a massa em retângulo e enrolando formando a bola.
Deixe a massa descansar em local ameno até que a massa atinja o bordo da forma.
Nessa altura leve ao forno pré-aquecido a 180º, cerca de 30 a 40 min. pincelada com um pouco de leite.
Quando pronta, retire do forno e deixe arrefecer numa grelha de arrefecimento. Sirva este brioche hokkaido polvilhado com açúcar em pó.
Tape a forma e deixe levedar num local cálido até que a massa chegue ao bordo da forma.
Entretanto, preaqueça o forno nos 180º e pincele o pão com a gema de ovo misturada com 1 colher de sopa de leite.
Leve ao forno durante cerca de 35 minutos, até ficar bem dourado e, ao bater com a mão na base do pão, este pareça oco.
Deixe arrefecer completamente em cima de uma rede antes de cortar.

Modo Tradicional
Tangzhong
Coloque 25 gramas de farinha e a água num tacho antiaderente. Leve ao lume até engrossar e sem parar de mexer. Quando engrossar retire do lume e reserve até amornar.

Massa
Quando o Tangzhong ficar morno, coloque numa taça, a farinha, as especiarias, o açúcar e o sal, colocando este numa dos extremos para não entrar logo em contato com o fermento. Faça um buraco ao meio dos secos e adicione o ovo, o leite morno, as natas, melaço de cana, raspa de limão, a manteiga e o fermento diluído num pouco de leite morno e descansado por 5 minutos.
Envolva os ingredientes e amasse cerca de 10 minutos.
Coloque a massa numa taça pincelada com óleo. Tape com papel aderente ou uma toalha e deixe levedar em local ameno até que duplique de tamanho.
Finda a levedação, retire a massa da taça. Divida a massa em três porções, forme a massa em bolas e coloque -as numa forma de bolo inglês untada com manteiga ou forrada com papel vegetal. Se optar usar cidrão, adicione nesta altura ao formar cada porção, abrindo um pouco a massa em retângulo e enrolando formando a bola.
Deixe a massa descansar em local ameno até que a massa atinja o bordo da forma.
Nessa altura leve ao forno pré-aquecido a 180º, cerca de 30 a 40 min. pincelada com um pouco de leite.
Quando pronta, retire do forno e deixe arrefecer numa grelha de arrefecimento. Sirva este brioche hokkaido polvilhado com açúcar em pó.










Comentários

  1. Fiz um vez um brioche Hokkaido e adorei , ficou super fofo.
    Esse com canela e noz moscada deve ser delicioso.
    Boa semana

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Gostei imenso do resultado São. Adoro estes sabores. Obrigada pela visita. Beijinho

      Eliminar
  2. Deixe a massa descansar em local ameno até que a massa atinja o bordo da forma.
    Nessa altura leve ao forno pré-aquecido a 180º, cerca de 30 a 40 min. pincelada com um pouco de manteiga e leite . Mais à frente do texto aparece novamente:

    ResponderEliminar
  3. Na descrição da receita, são mencionados dois momentos de cozedura, estou confusa. Será possível esclarecer-me! Obrigada.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Muito obrigada pelo alerta. Já corrigi. Não sei porque apareceu essa duplicação.
      Espero que goste e alguma questão, por favor diga. Beijinhos

      Eliminar
    2. Fiz o brioche. Ficou divinal, super fofo e muito saboroso, em que o cidrão, mais potencia o seu sabor. Obrigada.

      Eliminar
    3. Que bom que gostou! Fico muito contente. Obrigada por ter experimentado a receita e pelo feedback. Beijinhos

      Eliminar

Enviar um comentário

Obrigada por visitar o blogue e pelo seu contributo. Volte sempre!

As mais vistas