Talos e Folhas de Bróculos e Couve-Flor com Molho Chinês e Arroz


E cá está uma das receitas que apresentei ontem, 14 de Junho, no direto que realizei no Caparica - Azores Ecolodge. E foi tão bom!
O lugar perfeito para nos inspirarmos e partilhar receitas sustentáveis, cheias de cor e sabor e aproveitando aquelas partes dos ingredientes que deitamos fora, sendo estas partes ricas nutritivamente e excelentes para a confeção de receitas cheias de sabor, tal qual as que fazemos com as partes consideradas "nobres" destes ingredientes.
Esta fiz com os talos e folhas de bróculos e couve-flor. 

Ingredientes (rende cerca de 4 a 6 porções):
250 a 300g de talos variados cortados às rodelas finas pré-fervidos
80g de folhas picadas
Sal e pimenta q.b.
Azeite q.b.
Cebolinho
Flocos de Chilli
Lima (raspa)

Molho
3 cebolas roxas
3 estrelas de anis
1 c. chá de 5 especiarias chinesas
4 c. sopa de sumo de maçã (preferencialmente fresco), no direto usei panaché
4 c. sopa de molho teriayaki 
1 c. sopa de mel líquido (usei xarope de agave neste)
1 c. sopa de ketchup
1 c. chá de vinagre de arroz

Modo Tradicional
Higienize bem os talos e folhas. Corte os talos às rodelas e pique as folhas. Leve ao lume num tacho com água fervente temperada com sal. Deixe fervilhar uns 3 minutos e retire do lume. Escorra e reserve.
Para preparar o molho descasque e corte as cebolas e coloque-as numa frigideira em lume médio com um pouco de óleo e o anis estrelado. Cozinhe por 15 minutos, ou até que a cebola se apresente macia e a começar a caramelizar. Mexa ocasionalmente.
Junte a mistura de 5 especiarias chinesas e deixe cozinhar por 2 minutos. Em seguida, misture os restantes ingredientes e mantenha no lume por mais 2 minutos. Depois desligue o lume e deixe esfriar um pouco.
Após o molho arrefecer um pouco retire o aniz estrelado, com a ajuda da varinha mágica, triture até obter um molho homogéneo e sedoso, adicionando um pouco de água, se necessário. Termine coando o molho com a ajuda de um passador. Rectifique temperos. Reserve.
Depois salteie os talos e folhas num pouco de azeite, adicione o molho e deixe cozinhar um pouco envolvendo bem os talos e folhas. Sirva sobre arroz branco cozido e polvilhado com cebolinho, flocos de chilli e raspa de lima.

O molho é receita do Jamie Oliver, com alterações.


Comentários

Publicar um comentário

Obrigada por visitar o blogue e pelo seu contributo. Volte sempre!

As mais vistas