Mousse de Chocolate



Há receitas que são receitas de sempre. Daquelas que todos nós tem anotada num papelinho qualquer pela gaveta da cozinha, que guarda os tesouros culinários ou pela estante dos livros, mas que na realidade já sabemos de cor e salteado, pois é uma receita clássica, à qual poucas pessoas lhe resistem. 
Sim, já viram a foto e já saberão por esta altura que falo de mousse de chocolate. 
Sim, hoje falo de uma receita tão simples e fácil.
Hoje partilho uma receita que na realidade não faço muitas vezes, pois não lhe resisto e depois a balança não perdoa! Mas como penso nela. 
Mas se não a faço com muita frequência, por outro lado, de vez em quando, numa ocasião especial ou num dia em que simplesmente nos apetece celebrar tudo e nada, ela aparece de forma tão perfeita no final de uma refeição, como se estivesse ali sempre, com presença assídua, relembrando o porquê de ser confeccionada em tantas e tantas cozinhas e por fazer parte de tantas e tantas celebrações.
Foi o caso destes dias. Tinha que a fazer! Não vos trago uma novidade, trago um doce conforto que tal como vocês esta semana fiz na minha cozinha. 
Faço mousses diferentes, mais e menos ricas em gorduras, mais e menos ricas em açúcar. Esta fi-la rica, bem suave e cheia de personalidade para celebrar o poder estar um pouquinho com o meu mano, que vive por outras terras. Série de testes negativos e finalmente o ESTAR em segurança, com esta mousse a acompanhar ... E foi "pa consolá" como se diz por cá! Família, uma refeição cheia de conforto e chocolate. O que poderia ter pedido mais esta semana?
Tudo isto feito na minha Cooking Chef da Kenwood. Um robot que considero uma companhia extraordinária na cozinha. Que tem uma amplitude de possibilidades extraordinária, desde confeções de pastelaria a outros cozinhados (vapor, estufados, frituras...). O intervalo de temperatura da placa incorporada é uma vantagem magnífica em relação a outros robots, indo aos 180º. Com um conjunto de 20 programas que nos facilitam imenso o trabalho. Outro aspeto que para mim é muito relevante é a qualidade do material/acessórios. Ao pegarmos num gancho ou noutro acessório percebemos que estamos a utilizar um robot de qualidade. Traz lâminas de corte de legumes, copo misturador, processador e disponibiliza uma série de acessório opcionais que permitem desde o picar carne, ao confecionar e cortar massa fresca. Deixo-vos abaixo fotos para que espreitem esta minha companhia de cozinhados (fotos do site Kenwood Portugal).
Esta receita faço-a em maior quantidade, pois a taça tem uma excelente capacidade.  Assim de uma só vez consigo quantidades maiores. Essa vantagem aplica-se a outras receitas quer doces quer salgadas, o que para uma família de 4 ou mais pessoas é muito útil e é uma das questões que mais me colocam relativamente aos robots que tenho.
É um aliado de qualidade profissional que transmite a qualidade e engenho de uma marca que é referência sem dúvida.


Ingredientes (rende 10 a 12 porções):
400g chocolate (barra)
400g açúcar
200g manteiga
12 ovos
Palitos de amêndoa q.b. p/guarnecer

Na Cooking Chef da Kenwood
(para outros robots ou batedeira adaptar as velocidades)

Comece por separar as gemas das claras. 
Coloque as claras na taça, com o batedor de pinha e bata as claras em castelo na velocidade máxima. Retire as claras da taça e reserve. 
De seguida comece a bater as gemas com o açúcar na taça, na vel. 5, passando depois para a 6 até obter uma massa fofa e esbranquiçada.
Entretanto, leve o chocolate com a manteiga numa taça ao micro-ondas para derreter. Programe de 30 em 30 segundos, mexendo entre cada aquecimento até que se apresente totalmente derretido. Reserve até amornar.
Depois tendo o creme de gemas e açúcar batido, reduza a velocidade para 4 e vá acrescentando o chocolate e manteiga derretidos amornados em fio a esse preparado. Bata um pouco na vel. 5 para envolver bem. 
Termine a confeção adicionando as claras em castelo cuidadosamente, com a ajuda da espátula. 
Coloque a mousse em taças individuais ou numa taça maior e leve ao frio.
Sirva guarnecida com palitos de amêndoa.
Poderá ainda guarnecer com frutos vermelhos e uma gota de mascarpone adoçado com mel e raspa de limão. Ou, se puder consumir bebidas alcoólicas, regue a mousse ao servir com um pouco de uísque, uma gota de chantilly e amêndoa torrada.














Comentários

Enviar um comentário

Obrigada por visitar o blogue e pelo seu contributo. Volte sempre!

As mais vistas