Sopa de Beldroegas...Alentejo à mesa!

 


A semana passada fomos até ao Alentejo! Bem, não fomos fisicamente ao Alentejo. O que seria ótimo na realidade, pois é das regiões deste nosso Portugal que mais gosto, pela forma de estar da sua população, pela paisagem, pela bela comidinha e vinhos deliciosos (para além daquele calor que retira cada gota de hidratação do corpo no verão!).
A sopa de beldroegas com queijo é dos pratos mais apreciados no Alentejo, relato escutado por diversas vezes recentemente, na primeira pessoa, de um alentejano com quem trabalho. Por várias vezes, passando pelas ruas, me dizia: - "Olha beldroegas! Isto dá uma sopa muito típica na minha terra. É tão bom para cozinhar". Mas lá continuava-mos o serviço e as beldroegas iam ficando sem colheita.
A semana passada em visita um dos miradouros desta minha ilha, ao pé de uma ermida que lá havia, estava uma série de beldroegas viçosas. Ficámos a olhar para elas e pensei "não é tarde, nem é cedo, as beldroegas vão para o tacho". É incrível como crescemos com ingredientes bons, nutritivos e que não são rentabilizados nas nossas cozinhas dia-a-dia. 
Vejam aí pelo quintal se não crescem beldroegas! Aproveitem-nas, pois a sopa fica deliciosa. E na próxima vai uma salada. E como diz o alentejano "...com qualquer erva se faz uma sopa", por isso se não tiver beldroegas, experimente a receita com espinafre ou outra folha verde. 
Nesta sopa optei por não usar o ovo, mas poderão colocar-lhe e ficará delicosa também. Optei pelo alho picado, mas manda a tradição colocar um alho inteiro. Usei o queijo de cabra que esta sopa pede, bem curado e firme. Se for aquele bem firme do Alentejo que até a faca custa a passar coza o queijo na sopa e a tradição estará à sua mesa.


Ingredientes (4 a 6 porções):
1 molhe grande de beldroegas
2 batatas grandes ou 3 médias
1 cebola grande
2 folhas de louro
3 dentes de alho 
6 fatias de bacon grossas
6 fatias pão alentejano de véspera ou 2 dias
1 queijo de cabra curado
Água q.b
Azeite q.b.
Sal e pimenta a gosto

Acompanhamento
Bacon 
Tomate

Modo Tradicional
Lave bem as beldroegas. Separe as folhas dos caules.
Descasque as batatas e corte às rodelas grossas. Reserve.
Leve os caules ao lume num tacho com água. Deixe cozinhar. Após ferverem para aromatizar bem a água, reserve a água e descarte os caules. 
Entretanto num tacho leve o azeite ao lume com o bacon cortado aos quadrados. Deixe cozinhar até que a gordura do bacon derreta. Mexa para que não queime, incorporando a caramelização que se cria no fundo do tacho. Tenha cuidado pois a gordura tenderá a "respingar". Após derreter retire o bacon, que nessa altura estará crocante. Reserve.
Depois junte a cebola picada, os alhos picados, as folhas de louro. Deixe refogar. 
Após refogar adicione as beldroegas. Tempere com sal e pimenta. Envolva. Deixe cozinhar um pouco e acrescente as batatas às rodelas. Envolva mais uma vez no preparado.
De seguida, com a ajuda de uma concha, acrescente a água onde cozinhou os talos, até que cubra todos os ingredientes. Deixe cozinhar até que as batatas cozam. Se necessário acrescente mais água e retifique temperos.
Numa travessa disponha fatias de pão alentejano. Escalde as fatias de pão com o caldo fervente e restantes ingredientes. O queijo poderá adicionar aquando de colocar as fatias de pão. Poderá acrescentar fatias no topo ou até só acompanhar a sopa. Se usar o queijo mais firme e cozido na sopa, já estará incorporado nesta altura.
Acompanhei com o bacon que fritou no início e algumas fatias de tomate para refrescar a sopa rica.






Comentários

As mais vistas