Yummy, Mamãe!...Salada de Couve e Courgette com Grão

 

E sai mais uma receitinha da rubrica "Yummy, Mamãe!",  precisamente no dia em que faz 3 semanas em que começámos a alterar hábitos alimentares cá por casa de forma mais consistente e todos (sim, tivemos todos que o fazer, pois ser só o mais novo a fazê-lo estava a tornar-se muito difícil para ele, aliás se até um adulto tantas vezes resiste a alteração a hábitos alimentares, andávamos nós à espera que o pequeno infante o conseguisse feito herói criança).
As alterações têm sido tranquilas, com a retirada do excesso de hidratos, privilegiando a sua introdução em refeições de dias em que o Gui sente mais fome e combinando-os com legumes e vegetais.
Para além disso, optei por fazer algumas refeições em que não utilizamos proteína animal e outras em que as introduzimos. 
De modo a que vá experimentando sensação de saciedade com a refeição tenho introduzido as leguminosas, ótimas fontes de fibras e proteína vegetal. Neste caso, o grão de bico é uma das excelente opções no que concerne à nossa necessidade de aminoácidos essenciais.
Como gordura, a utilizar, privilegio o azeite, embora não em quantidade. É sem dúvida das gorduras mais saudáveis, mas uma utilização em maior quantidade aumenta muito o aporte calórico da refeição, contudo tem sido uma boa ajuda na "condução" de sabores.
Dá-se destaque às especiarias, como já era habitual, reduzindo-se a quantidade de sal utilizada, pois o príncipe é hipertenso. Relativamente ao sal utilizo o iodado, rosa dos himalaias e flor de sal. Em algumas confeções nem se torna necessária usar sal pela combinação de especiarias e aromáticas.

O certo é que este meu filhote me tem surpreendido! Ele tem aderido, com um ou outro momento em que pede algo, mas raramente, e rapidamente cede perante a explicação que não lhe fará bem e o afastará de conseguir melhorar a sua saúde.

Porque tem ele aderido tão bem? Com poucos momentos de "birra esfaimada"? Estou certa que o fato de todos estarmos empenhados e o acompanharmos neste desafio é um fator importante e que está a ser diferenciador a todo o período anterior em que vinha a alterar hábitos. Por outro lado, disse-me ele de forma "tão adulta" do alto dos seus 7, quase 8 anos e referindo-se à pediatra: "Eu precisava ouvir. Eu precisava que ela me dissesse assim que as minhas análises eram terríveis!"
É incrível a capacidade que as crianças, ainda que na sua imaturidade natural de ser em desenvolvimento, conseguem ter esta perceção clara que algo tem que mudar em prol da sua saúde e conseguem transformar um alerta, que até para uma mãe custa ouvir, em motivação e fator de mudança. Sou uma mãe babada e estou tão orgulhosa deste meu filhote e da forma que se tem portado.
O certo é que passadas três semanas conta com menos 2,5 kg comendo bem, retirando os açúcares refinados, com definição de horas de refeição, horas de intervalo, boa ingestão de líquidos.

Neste período preparei uns coquinhos que lhe "matou" desconsolos que depois explico como os fiz de forma mais saudável.

Esta saladinha fi-la à semelhança de outra já aqui no blogue, que foi um sucesso com a pequenada e também deu um "jeitão" pois fez-se o aproveitamento do resto de legumes que estão no frigorífico antes das compras no final de semana.



Ingredientes (rende 4 porções pequenas):
1 cebola picada
1 folha de louro
1courgette sem sementes picada em cubos
Meia couve lombarda pequena picada
200g de fiambre de perú picado 
Tomate cereja a gosto (opcional)
400g grão de bico cozido
Sal e pimenta (usei pimenta preta suave da Margão) q.b.
1,5 c. chá alho fumado Margão (poderá usar alho fresco picado)
1 c. sopa bem cheia de cominhos
1,5 c. chá de paprika fumada doce
Azeite q.b. (usei o mínimo possível)
Sementes de abóbora tostada para guarnecer

Modo Tradicional
Numa frigideira anti-aderente aquecida coloque um fio de azeite. 
Depois adicione a cebola, o louro e deixe refogar até que se apresente translúcida e ligeiramente caramelizada, mas sem queimar.
Adicione o alho fumado, os cominhos, a paprika, sal e pimenta.
Junte o fiambre, a courgette e a couve picadas. Deixe cozinhar e caramelizar, mexendo de vez em quando. Se necessário acrescente um pouco de azeite. 
De seguida adicione o tomate e o grão de bico. Envolva bem. Retifique temperos e deixe cozinhar mais um pouco para que a couve cozinhe e os sabores se intensifiquem.
Por fim, retire a folha de louro e sirva a salada guarnecida com sementes de abóbora tostadas.

Bom apetite!

Comentários

Enviar um comentário

Obrigada por visitar o blogue e pelo seu contributo. Volte sempre!

As mais vistas