Rochedos...Sabores desta minha Ilha Terceira!

 


Rochedos. Quem é terceirense ou conhece a ilha decerto viu este queque de chocolate por todas as montras de pasterias pela ilha. Embora não se conheça bem a sua origem, o certo é que este bolinho de chocolate, húmido e macio por dentro, com um creme rico que surpreende a cada dentada e uma cobertura crocante de calda de cacau é um ícon da doçaria desta minha ilha.

Hoje em dia o recheio foi sofrendo alterações, sendo habitual encontrar este bolinho com um recheio de chantilly ou até uma cobertura de chocolate. 

A vontade de os fazer já vem de longe, mas não é fácil arranjar a sua receita. Em Maio lembrei-me que uma amiga que prezo muito, se calhar teria, e voilá! Tinha e partilhou-a generosamente. Como entretanto houve a necessidade de mudanças alimentares cá por casa, para ajudar o mais novo, a conseguir melhorar a sua condição de saúde, foi ficando de lado, mas esta semana o "desassossego" para os fazer voltou e de que maneira! A simpática Ana Brandão, seguidora do blogue e elemento de um grupo de partilha de que também faço parte perguntava se alguém teria a receita dos rochedos...e lá veio "ao de cima" a vontadinha de correr para a receita. Assim foi. E ontem, eu e a minha Cooking Chef da Kenwood (ver aqui) pusémos mãos e robot ao trabalho.

Da dose ontem (fiz uma dose de massa) saíram os tradicionais rochedos com a cobertura crocante de caramelo de cacau, outros com uma cobertura suave de cacau e ainda outros preparados para uma mesa de festa, numa versão gourmet com cobertura de chocolate ruby, do grão de cacau ruby. Com um restinho de massa saiu ainda um mini bundt. Foi um autêntico festim! E tão bons que ficaram!

Espero que gostem e os façam aí por casa. E se nunca os provou, vai adorar ter um pedacinho desta minha Terceira à sua mesa.


Ingredientes:

2 chav. de farinha (usei T55 s/fermento)

2 chav. de açúcar

1 chav. de cacau

Meia chav. de manteiga

2 ovos (claras em castelo)

1 c. chá de canela

1 c. chá de fermento generosa

1 chav. de leite

Meia chav. de água a ferver


Recheio

1 chav. açúcar em pó

1 c. sopa bem cheia de manteiga

Umas gotas de sumo de limão

Leite q.b.


Cobertura

300g açúcar

2 c. sopa de cacau

1 c. sopa de manteiga

Água a ferver q.b.


Guarnição

Amêndoa tostada aos palitos


Modo de Preparação

Unte um tabuleiro de forma de queques com manteiga e farinha ou desmoldante. Esta receita renderá 24 a 30 queques.

Pré-aqueça o forno a 180º ou a 160º ventilado.

Ferva a água. Reserve.

Na taça da batedeira bata as claras e reserve (na Cooking Chef vel. 6 com a pinha).

Depois coloque na taça as gemas e açúcar e bata esta mistura (na Cooking Chef vel. 4) até que se apresente bem envolvida.

Adicione depois a manteiga diluída na água fervente e o leite. Bata mais um pouco.

Junte o cacau e a canela. Bata até ganhar uma massa bem cremosa.

Por fim adicione a farinha peneirada com o fermento. Bata na vel. 1 ou 2 (Cooking Chef) cerca de 20 a 30 segundos.

Termine envolvendo as claras em castelo com a ajuda de uma espátula.

Coloque 1 c. sopa em cada forminha preenchendo-a até pouco mais de meia forma. Repita até terminar a massa.

Leve os rochedos ao forno cerca de 25 min.

Retire e deixe arrefecer numa grelha.

Entretanto prepare o recheio. Bata os ingredientes com a ajuda da batedeira. A manteiga não deverá estar fria do frigorífico nem muito mole. Retire-a uns 20 minutos antes de utilizar do frigorífico. Acrescente leite apenas para tornar o creme mais macio, mas deverá ficar firme. Leva só um pouquinho. Bata até que se apresente com uma tonalidade bem branca. Reserve.

Quando os rochedos tiverem arrefecido, com a ajuda de um bico de pasteleiro recheie por baixo, introduzindo o bico de pasteleiro no queque e pressionando. Como gosto que o rochedo esteja bem preenchido, fiz o mesmo no topo. Recheei pela base e no topo.

Quando tiver os rochedos recheados passe à cobertura.

A receita que tinha vinha com uma cobertura de calda com leite, deixando o rochedo com um creme macio e delicioso, para isso bastará acrescentarem cerca de 500ml de leite ao preparado e reduzir um pouco na água adicionada e deixar apurar até à consistência pretendida. Aí a cobertura não endurece, mas fica deliciosa também.

Para aquela cobertura tradicional, a calda crocante de cacau dos rochedos, num tacho coloque o açúcar, o cacau e adicione água a ferver apenas o suficiente para envolver os secos, como se fosse fazer um caramelo. Deixe apurar mexendo sempre. Não deverá levar o ponto demasiado longe, caso contrário terá de ser bem rápido a cobrir os rochedos, pois a calda endurece rapidamente.

Para facilitar poderá testar deitando um pouco de calda num prato e ver se se mantêm o formato já o suficiente para ao decorar os rochedos não escorregar todas pelos lados. 

Ao colocar a calda espete no centro do topo do rochedo um palito de amêndoa.

Depois é pôr a mesa, preparar um chá e lanchinho feito.


















Comentários

As mais vistas