Mezze Penne com Cogumelos Shimeji e Tomate

 



Este é um prato de massa que faço várias vezes e que fica delicioso. É um daqueles pratos ótimos para os dias em que o mais novo fica mais exasperado com o seu plano alimentar e faz um maior aporte de hidratos, também essenciais ao seu crescimento.

Faço algumas variações a este prato base que ao longo do tempo vou partilhando. Neste adicionei umas fatias de queijo fresco light, mas se não quiserem adicionar nenhum produto de origem animal bastará suprimir esse ingrediente e terão um prato vegetariano. 

Espero que gostem! Cá em casa adoramos!  Arrisco dizer que vai ser uma viagem deliciosa e cheia de conforto. Daquelas refeições em que levamos o tacho à mesa e nos servimos, no meio da confusão de um jantar cheio de gargalhadas e a terminar um dia com chave de ouro e rumo a Itália.


 

Ingredientes (4 porções para refeição; 6 a 8 acompanhamento):

1 embalagem de 500g de mezze penne tricolor (usei Barilla) - poderão usar outro tipo de massa da vossa escolha
200g de tomate cherry (usei amarelos e vermelhos)
1 cebola média picada ou 2 chalotas das maiores
400g de cogumelos shimeji brancos e castanhos - poderá combinar com outros cogumelos
1 folha de louro
1,5 c. chá de mistura alho e cebola desidratada
Sal e pimenta a gosto
2 c. chá rasas de paprika doce fumada
6 a 8 c. sopa de polpa de tomate frito
Azeite q.b.
Água da cozedura da massa q.b.
Oregãos desidratados q.b.
Flocos de Chilli a gosto
1 a 2 queijos frescos light fatiados para acompanhar(usei este do Continente)
Folhas verdes para acompanhar a massa (rúcula, agrião, espinafre) 
Cebolinho para guarnecer

Modo de Preparação:
Comece por pôr ao lume um tacho com água bem abundante (3 a 4 litros de água).
Enquanto aguarda a água ferver, corte o pé que une os cogumelos e limpe-os cogumelos com papel toalha. Reserve.
Lave os tomates. Separe um terço para acompanhar a massa com tomates frescos. Os restantes corte ao meio. Reserve.
Pique a cebola e refogue num tacho ou frigideira onde posteriormente possa adicionar a massa. Tempere de sal e pimenta a gosto e adicione a folha de louro. Refogue a cebola até que esta caramelize ligeiramente, sem queimar.
Adicione de seguida os cogumelos, tomates, a mistura de alho e cebola bem como a paprika e um pouco de flocos de chilli (se não quiser usar picante, o chilli é opcional).
Deixe os cogumelos cozinharem e perderem a sua água. Mexa de vez em quando. Quando apurar, acrescente a polpa de tomate frito. Cozinhe mais um pouco e retifique temperos. Depois desligue o lume e passe à cozedura da massa.
Nesta altura a água já terá fervido. Acrescente a massa e sal. Deixe cozinhar de acordo com as instruções. Para o mezze penne são 11 minutos. Deixo apenas 9 minutos, pois ainda cozinha mais um pouco com a mistura de cogumelos e tomate. Assim garante que fica al dente.
Quando a massa cozer, retire e escorra a água, reservando um pouco da água da cozedura.
Depois leve o tacho dos cogumelos e tomate ao lume baixo, acrescente a massa e envolva bem. Acrescente 1 concha da água da cozedura da massa ou mais ou menos conforme a necessidade de líquido e deixe cozinhar mais um pouco. Quando envolver bem, desligue o lume.
Sirva a massa com alguns tomates frescos, folhas verdes, fatias de queijo fresco e polvilhe com flocos de chilli e cebolinho picado.

Sugestão: ao invés de queijo fresco poderá usar pecorino ou queijo morião da Quinta dos Açores e misturar ralado quando envolver a massa no molho, bem como acrescentar como guarnição ao servir. Fica uma delícia!

Nesta refeição como tinha algumas cenouras para aproveitar que não tardaria estragavam e assei-as com sumo de laranja e um pouco de azeite.











Comentários

As mais vistas