Couve-Flor Assada com Cogumelos, Bacon e Queijo de S. Jorge DOP
Adoramos couve-flor cá por casa. É um legume muito versátil. Ele é nas sopas, assada, grelhada, em bifes, cozida, em cru em saladas, em purés ou até em couscous...Um sem número de possibilidades, para além de ser muito nutritiva, com benefícios para a uma alimentação equilibrada, sendo saciante.
Hoje deixo-vos uma versão de que gosto muito e podem variar em ingredientes de acordo com os vossos gostos, dando-lhe os aromas de diferentes especiarias. Podem fazer deste o prato principal ou um acompanhamento de uma das proteínas da vossa preferência, sendo que nos ingredientes que apresento opto por carne de vaca. O resultado? Conforto, muito conforto.
Ingredientes:
2 couve-flor pequenas (p/ prato principal uso uma por cada pessoa)
2 cogumelos portobello médios
100g de bacon fumado aos cubos
100g de queijo de S. Jorge DOP ralado
Mistura alho e cebola desidratado q.b.
Paprika fumada doce para polvilhar
Malagueta às rodelas a gosto (opcional)
Coentros picados a gosto
Sal e pimenta a gosto
Azeite para regar
Modo de Preparação:
1. Pré-aqueça o forno a 200º, 2 resistências, sem ventilação.
2. Lave bem as couve-flor, abrindo um pouco os floretes para que fiquem bem higienizadas. Se a couve-flor tiver as folhas, mantenha-as, pois são comestíveis e darão um crocante ao prato. Reserve.
3. Limpe os cogumelos com a ajuda de papel toalha e pique aos cubos miudinhos. Aproveite e reserve os pés no congelador, pois são ótimos para aromatizar os caldos ou molhos.
4. Caso não compre o bacon aos cubos, pique o bacon.
5. Para rechear as couve-flor, abra um pouco os floretes, separando-os um pouco. Se partirem os talos, não há problema. Recheie cada espaço com cogumelos, bacon e queijo. Pressione bem cada espaço para que fiquem bem preenchidos. Repita até rechear toda a couve-flor.
6. Se quiser fazer em papelote, ate uma porção de papel vegetal à volta da couve-flor com fio para uso culinário (como nas fotos).
7. Tempere com sal a gosto (tendo em atenção que o bacon e queijo lhe trarão o sabor salgado, tempere com moderação).
8. Tempere com a mistura de alho e cebola desidratada e a pimenta preta em pó. Usei pimenta brasileira com intensidade leve.
9. Polvilhe com a paprika, coentros picados e rodelas de malagueta.
10. Disponha mais um pouco de queijo ralada e regue com fio de azeite.
11. Leve ao forno, baixando a temperatura para os 190º, tapadas com papel de alumínio. Deve colocar a parte brilhante do papel em contato com os alimentos e a fosca para cima. Coloca a folha só por cima, sem envolver a couve-flor, assim vai dourando à medida que assa, sem queimar.
12 Deixe cozinhar cerca de 1h a 1h30, depende do forno, vigiando de vez em quando se a couve-flor cozinhou. Verifique a cozedura com uma faca afiada até ao talo central.
13. Quando cozinhada, se necessário, retire o papel de alumínio e deixe dourar mais um pouco.
14. Para servir escorra os sucos que se acumulam no papelote e regue um pouco mais de azeite.
Ui meu Santo Deus, que aspeto delicioso. Deixou-me com água na boca. Parabéns às mãos habeis que assim cozinham. Maravilhoso mesmo.
ResponderEliminar.
Cumprimentos poéticos
Muito obrigada Ricardo! Fica muito saborosa esta couve-flor!
EliminarObrigada por acompanhar o blogue e continuação de uma boa semana.