Couve-Flor Assada com Cogumelos, Bacon e Queijo de S. Jorge DOP

 

Adoramos couve-flor cá por casa. É um legume muito versátil. Ele é nas sopas, assada, grelhada, em bifes, cozida, em cru em saladas, em purés ou até em couscous...Um sem número de possibilidades, para além de ser muito nutritiva, com benefícios para a uma alimentação equilibrada, sendo saciante.

Hoje deixo-vos uma versão de que gosto muito e podem variar em ingredientes de acordo com os vossos gostos, dando-lhe os aromas de diferentes especiarias. Podem fazer deste o prato principal ou um acompanhamento de uma das proteínas da vossa preferência, sendo que nos ingredientes que apresento opto por carne de vaca. O resultado? Conforto, muito conforto.




Ingredientes:

2 couve-flor pequenas (p/ prato principal uso uma por cada pessoa)

2 cogumelos portobello médios

100g de bacon fumado aos cubos

100g de queijo de S. Jorge DOP ralado

Mistura alho e cebola desidratado q.b.

Paprika fumada doce para polvilhar

Malagueta às rodelas a gosto (opcional)

Coentros picados a gosto

Sal e pimenta a gosto

Azeite para regar


Modo de Preparação:

1. Pré-aqueça o forno a 200º, 2 resistências, sem ventilação.

2. Lave bem as couve-flor, abrindo um pouco os floretes para que fiquem bem higienizadas. Se a couve-flor tiver as folhas, mantenha-as, pois são comestíveis e darão um crocante ao prato. Reserve.

3. Limpe os cogumelos com a ajuda de papel toalha e pique aos cubos miudinhos. Aproveite e reserve os pés no congelador, pois são ótimos para aromatizar os caldos ou molhos.

4. Caso não compre o bacon aos cubos, pique o bacon.

5. Para rechear as couve-flor, abra um pouco os floretes, separando-os um pouco. Se partirem os talos, não há problema. Recheie cada espaço com cogumelos, bacon e queijo. Pressione bem cada espaço para que fiquem bem preenchidos. Repita até rechear toda a couve-flor.

6. Se quiser fazer em papelote, ate uma porção de papel vegetal à volta da couve-flor com fio para uso culinário (como nas fotos).

7. Tempere com sal a gosto (tendo em atenção que o bacon e queijo lhe trarão o sabor salgado, tempere com moderação).

8. Tempere com a mistura de alho e cebola desidratada e a pimenta preta em pó. Usei pimenta brasileira com intensidade leve.

9. Polvilhe com a paprika, coentros picados e rodelas de malagueta. 

10. Disponha mais um pouco de queijo ralada e regue com fio de azeite.

11. Leve ao forno, baixando a temperatura para os 190º, tapadas com papel de alumínio. Deve colocar a parte brilhante do papel em contato com os alimentos e a fosca para cima. Coloca a folha só por cima, sem envolver a couve-flor, assim vai dourando à medida que assa, sem queimar.

12 Deixe cozinhar cerca de 1h a 1h30, depende do forno, vigiando de vez em quando se a couve-flor cozinhou. Verifique a cozedura com uma faca afiada até ao talo central.

13. Quando cozinhada, se necessário, retire o papel de alumínio e deixe dourar mais um pouco.

14. Para servir escorra os sucos que se acumulam no papelote e regue um pouco mais de azeite.

















Comentários

  1. Ui meu Santo Deus, que aspeto delicioso. Deixou-me com água na boca. Parabéns às mãos habeis que assim cozinham. Maravilhoso mesmo.
    .
    Cumprimentos poéticos

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Muito obrigada Ricardo! Fica muito saborosa esta couve-flor!
      Obrigada por acompanhar o blogue e continuação de uma boa semana.

      Eliminar

Enviar um comentário

Obrigada por visitar o blogue e pelo seu contributo. Volte sempre!

As mais vistas