Bolo de Figo

 


O bolo de figo é uma presença assídua nas mesas dos açorianos na época natalícia. Este era um bolo que não faltava à mesa lá de casa quando era pequena, por norma elaborados na casa da avó materna.

No que habitualmente faço, o figo é triturado, embora lhe coloque alguns picados grosseiramente para lhes dar uma presença notória ao cortar uma ou outra fatia.

Este ano resolvi experimentar fazê-lo um pouco diferente, incorporando uma sugestão partilhada pela Leonor Santos do Sabor dos Açores, em que apresentava uma versão que levava leite condensado e baunilha. Fiquei curiosa, então resolvi fazer uma versão com a adição destes dois componentes e adorei o resultado.

Neste optei também por picar os figos e não triturar porção alguma. Para além disso adicionei 100g de frutos cristalizados que queria aproveitar num bolo e para não ficarem por aí passada esta época.

Espero que gostem e que o experimentem. Cá em casa está aprovadíssimo!



Ingredientes:

500g de figos secos (desta vez usei 400g + 100g frutas cristalizadas)

170g passas douradas ou arandos

125ml de uísque

50ml de licor (usei de amora, mas poderá usar outro como por exemplo de tangerina)

250g manteiga

500g açúcar mascavado claro

4 ovos

1 chav. de mel de cana

1 c. chá aroma de baunilha

1 laranja (raspa)

Meia lata de leite condensado

Meia lata (medir pela lata de leite condensado de doce de figo)

1 c. chá de canela

Meia c. chá de sal

500g farinha T65 s/fermento

1 c. sopa de fermento


Modo Tradicional

No dia anterior pique os figos em cubos miúdos, retirando-lhes o pé. Coloque-os numa taça junto com as passas ou arandos. Adicione as bebidas. Envolva bem e deixar a marinar até ao dia seguinte, em que confecionará o bolo.

No dia seguinte:

Pré-aqueça o forno a 180º.

Bata na batedeira o açúcar com a manteiga amolecida, não derretida, até que a mistura se apresente cremosa. 

Depois com a batedeira em funcionamento adicione os ovos, um de cada vez, deixando envolver o anterior até adicionar o seguinte.

De seguida junte a raspa de 1 laranja grande, o leite condensado, o doce de figo, o mel de cana, a baunilha e a canela. Bata até envolver tudo.

Passe a seguir para a adição da farinha junto com o fermento. Bata apenas o suficiente para envolver a farinha.

Por fim envolva bem as frutas e o restante líquido que possa ainda ter (os figos absorverão os líquidos quase todos) na massa do bolo com a ajuda de uma espátula.

Leve ao forno numa forma de 24 a 26 cm untada com manteiga e polvilhada de farinha cerca de 1h30, preenchendo cerca de 2/3 da forma. Se optar por outra forma mais pequena e fazer dois bolos, ajuste o tempo, demorará entre 1h a 1h e pouco.

Quando pronto (teste do palito) retire do forno. Desenforme após 10 minutos e deixe arrefecer completamente numa grelha. Depois de arrefecido barre todo o bolo com açúcar em pó e decore a gosto.

Este ano optei por fazer um rosto de pai natal de chocolate branco elaborado em molde, que se compram em lojas da especialidade. Para isso basta derreter o chocolate até se apresentar líquido, aplicar no molde, escorrendo o excesso. Levar ao frigorífico até o chocolate comprimir e ser fácil retirar do molde. Aplicar no bolo com a ajuda de um creme como buttercream.










Comentários

Enviar um comentário

Obrigada por visitar o blogue e pelo seu contributo. Volte sempre!

As mais vistas