BRUSCHETTA DE ABÓBORA ASSADA, QUEIJO DE S. JORGE E CHUTNEY DE LARANJA E CARDAMOMO

 


E hoje publico a primeira receita do ano aqui pelo blogue.

E hoje passo por aqui para desejar um feliz 2021 a todos, esperando que o novo ano vos traga sonhos, projetos realizados e muito amor junto dos vossos.

Esta é uma época de balanços, reflexões e de determinar objetivos para o ano que começa. O ano que há pouco se despediu trouxe-nos desafios que jamais imaginámos. Foi um ano exigente, mas que ao mesmo tempo foi permitindo que descobríssemos o quanto resistimos às adversidades. Devo dizer que, apesar de estar sempre a fazer mil e uma atividades, neste final de ano precisei abrandar o ritmo das partilhas, atenuar a presença nas redes sociais. Foi importante para retomar forças, estar com os miúdos em conversas "crescidas" de pequenos. Por vezes é essencial parar um pouco. Ainda durante este mês estarei em slow motion, mas os sonhos, a vontade de fazer está mais presente do que nunca e portanto aguardem ideias, partilhas e quem sabe projetos postos na prática.

A partilha de hoje nasceu de um desafio que a Bianca Mendes, artesã tão talentosa e uma verdadeira contadora de história, me lançou antes do Natal. Tinha criado uma coleção para o Natal que homenageava as tradições açorianas. Escolheu criar peças que traduzissem a importância do cultivo das laranjas para os açorianos e a importância deste fruto no natal das gentes desta minha terra linda.

E afinal qual foi o desafio que me colocou? Criarmos em parceria um ebook em que a história da laranja, as peças lindas que imaginou com o tema laranjas casassem com 4 receitas em que a laranja fosse a rainha da festa, como em anos atrás. Claro que aceitei logo! Acertámos pormenores e o ebook esteve disponível até ao dia 25 de Dezembro. Espero que tenha sido uma das pessoas que fez o download e tenha ficado com esse registo tão bonito e com "Cheirin' de Natal".

Hoje deixo a entrada que partilhei para a qual criei um chutney de laranja e cardamomo.

Espero que gostem!




Ingredientes (6 porções):

2 Baguettes

1 Abóbora Butternut média/grande

Sal q.b.

Sumo de laranja a gosto

Azeite q.b.

Queijo da ilha q.b.

P/ o Chutney

170g cebolinha francesa ou chalota

3 laranjas médias e “sumarentas” picadas aos cubos

½ chav. de sumo de laranja

½ limão (sumo)

½ chav. de vinagre limão

1 chav. de vinagre de cidra

¼ clh. de chá de flocos de chilli

1 pau de canela

1 estrela de anis

1 c. chá de sementes de mostarda

1,5 clh. de chá cardamomo verde em pó

1 clh. de chá de sementes de funcho

2 c. sopa de vinho do porto ruby ou branco

 

Modo de Preparação:

1. Comece por assar a abóbora. Lave-a e parta ao meio. Retire as sementes. Tempere com um pouco de sal, regue abundantemente com sumo de laranja e regue com azeite. Leve a assar num tabuleiro em forno pré-aquecido a 200º até que se apresente suave e assada. Reserve.

2. Leve ao lume uma frigideira anti-aderente e aqueça as especiarias, de modo a que libertem os seus óleos e aromas. Vá salteando para não queimarem. Reserve.

3. Descasque e corte as laranjas em cubos.

4. Coloque a laranja num tacho com as cebolas picadas em meia lua, o açúcar, vinagres, sumo de laranja, o sumo do limão, o vinho do porto e as especiarias aquecidas. Adicione o cardamomo em pó e os flocos de chilli ou malagueta picada, se preferir.

5. Leve ao lume médio, médio/baixo cerca de 40min, mexendo de vez em quando.

6. Depois de pronto, verta em frascos herméticos esterilizados.

Excelente para acompanhar caril, carnes, grelhados ou mesmo um pão ázimo com iogurte grego e chutney ou estas deliciosas bruschettas.

7. Para compor as bruschettas pincele fatias de baguete com azeite e leve ao forno a 180º. Depois de aquecidas e ligeiramente tostadas, retire do forno e barre com polpa da abóbora assada. Disponha fatias de queijo da ilha por cima e disponha uma camada de chutney de laranja. Termine com algumas fatias de malagueta e raminhos de funcho ou outra aromática.

Sirva ainda quente.


Comentários

As mais vistas