Filetes no forno recheados com bimis e bacon

 



Porque é prático termos sempre "à mão" receitas simples mas cheias de sabor para fazermos durante a semana, principalmente quando o tempo corre e temos menos tempo para preparar as refeições. A escolha de receitas de forno é sempre uma ótima escolha, pois para além de trazerem calor à cozinha (o que neste tempo de frio sabe tão bem), como nos permitem ir adiantando trabalhos de casa com os filhotes ou outros afazeres enquanto o jantar vai cozinhando.

Para além do peixe fresco que não pode faltar cá em casa, tenho sempre no congelador alguns congelados, que permitem a meio da semana complementar as refeições pré-preparadas, por norma na 4ª ou 5ª feira.

Hoje deixo-vos estes filetes recheados que ficam uma delícia! Combino-os com bimis e bacon que lhe dão um complemento delicioso e se apresentam nuns rolinhos lindos, não faltando um toque picante e ácido para despertar o palato.

Espero que gostem e experimentem aí por casa, até porque ficam ótimos para as marmitas da semana!


Ingredientes (3 a 5 porções):

1 embalagem de filetes (descongelar primeiro)

5 bimis

70g de Bacon aos cubos a gosto

Sal e pimenta a gosto

2 limões pequenos (sumo, raspa e em rodelas)

Flocos de chilli (opcional)

Azeite q.b.

Rodelas de malagueta 

Coentros a gosto

Batatas (600g) e ervilhas baby (200g) cozidas para acompanhamento


Modo de Preparação:

1. Comece por temperar os filetes com sal e pimenta a gosto. Basta um pouco de sal, pois vai usar bacon para o recheio que já é salgado. Adicione raspa de limão e flocos de chilli (este último opcional). Regue com azeite e deixe descansar 30 min.

2. Entretanto coza as batatas e ervilhas. Coloque um tacho com água e sal ao lume. Quando ferver escalde as ervilhas, mas não as deixe cozer em demasia para manterem alguma textura. Reserve. Depois passe às batatas. Coloque no tacho as batatas cortadas em rodelas ou cubos. Deixe cozer. Quando cozidas, escorra e reserve as batatas.

3. Lave bem os bimis e salteie numa frigideira anti-aderente quente com fio de azeite, alho esmagado, pimenta e bacon aos cubos. Reserve.

4. Seque os filetes com a ajuda de um papel toalha. Disponha talos de bimis salteados no filete e cubinhos de bacon. Enrole o filete e prenda com um palito. Repita até terminar os filetes.

5. Disponha os filetes num tabuleiro de ir ao forno, disponha as batatas no tabuleiro também. Regue os filetes com sumo de limão e rodelas de malagueta. Regue tudo com azeite e leve ao forno pré-aquecido a 180º por 20 a 25 minutos ou até que os filetes se apresentem cozinhados.

6. Para servir acrescente mais um fio de azeite e sumo de limão, se necessário. Adicione as ervilhas. Guarneça com coentros picados quer nas batatas quer no filetes, mais algumas rodelas de malagueta fresca e rodelas de limão.






Comentários

As mais vistas