ROLINHOS DE CARNE DE PORCO MARINADOS EM LARANJA RECHEADOS de ABÓBORA ASSADA COM FUNCHO, BATATA E MOLHO DE LARANJA

 



As carnes recheadas são sempre bem-vindas cá por casa.
Criei esta receita para o ebook que fiz com a Bianca Mendes do Imaginália - Atelier de Sonhos, tal como vos contava num dos artigos da semana passada, onde a laranja foi o ingrediente base para cada uma das receitas.
Estes rolinhos resultaram aromáticos e tão saborosos com o funcho e a batata a acompanhar e com um molho de laranja a unir todos os sabores.
Espero que gostem, tal como gostámos cá por casa.
Bom fim-de-semana! 



Ingredientes (4 porções):

4 a 6 febras de porco

4 batatas grandes

Polpa de abóbora assada q.b. (ver receita anterior)

4 bolbos de funcho

Açúcar mascavado claro q.b.

8 fatias finas de laranja

Manteiga q.b.

Azeite q.b.

Marinada

1 laranja (sumo e raspa)

½ clh. de chá de cardamomo em pó

2 c. sopa de vinagre de cidra

Sal q.b.

Flocos de chilli q.b.

Molho

2 laranjas

1 chav. de vinho do porto

½ chav. de sumo de laranja

200 ml de vinagre

100g de açúcar

10 grãos de cardamomo

½ clh. de chá de sementes de mostarda

50g de manteiga

 

Modo de Preparação:

1. Pré-aqueça o forno a 200º.

2. Comece por preparar a abóbora, batata e funcho assado. Lave-os e corte a abóbora e os bolbos de funcho ao meio. As batatas corte-as em fatias grossas depois de descascadas. Disponha tudo num tabuleiro de ir ao forno. Tempere a abóbora com sal, sumo de laranja e regue com azeite. Para os bolbos de funcho polvilhe com açúcar mascavado claro, disponha uma fatia de laranja sobre cada pedaço e uma noz de manteiga. Polvilhe com sal as fatias de batatas. Regue tudo com azeite. Leve ao forno até que se apresentem assados e vá retirando os diferentes elementos à medida que se apresentem assados. Se necessário, no início tape tudo com papel de alumínio e retire depois para caramelizarem.

2. Depois prepare a marinada, envolvendo as febras de porco em todos os ingredientes. Deixe repousar pelo menos 1h. Poderá preparar no dia anterior e ganhará mais sabor.

3. Para o molho, descasque as laranjas com cuidado de modo a retirar-lhe o vidrado laranja e evitando cortar a parte branca junto com a casca. Depois pique as cascas em tirinhas bem fininhas.

4. De seguida coloque todos os ingredientes do molho num tacho e as tirinhas de casca de laranja, exceto a manteiga. Leve ao lume brando até apurar e mexendo de vez em quando. Termine emulsionando com a manteiga. Coe o molho e reserve as tirinhas (opcional) para servir com a carne.

5. Depois de marinada a carne barre cada febra com polpa de abóbora. Enrole cada febra depois de recheada e prenda com um palito. Repita até terminar as febras.

6. De seguida, numa frigideira que possa ir ao forno (se não tiver transfira as febras depois para um tabuleiro), sele os rolinhos em lume alto e com manteiga apenas uns minutos. Retire do lume, regue com fio de azeite, tape com folha de alumínio (parte brilhante é que fica em contato com os alimentos) e leve ao forno pré-aquecido a 180º cerca de 20 a 30 min. consoante o tamanho dos rolinhos. A carne estará pronta aos 71 graus, embora aos 63º fique mais rosada e húmida, sendo uma temperatura considerada segura para esta carne. Retire do forno e deixe descansar uns minutinhos antes de cortar.

7. Sirva os rolinhos de carne fatiados, acompanhados do funcho e batata assada e regue com o molho de laranja e cardamomo. Poderá também servir algumas tirinhas de casca que usou para confecionar o molho.

Nota: Se preferirem poderão fazer rolo grande com lombo de porco






Comentários

As mais vistas