Panquecas Salgadas de Grão de Bico

 


E este fim-de-semana foi dia de jantar panquecas. 

Fazemos habitualmente as doces servidas com iogurte, mel e frutos, mas gosto de as fazer salgadas para um jantar descontraído, normalmente às sextas-feiras ou no fim-de-semana.

Estas que vos deixo hoje são de grão de bico e deixo-vos duas sugestões. Uma mais leve e feita com a farinha de grão de bico e água ou bebida vegetal. A outra faço com pasta do grão ficando uma versão mais densa, habitual no grão, mas que gostamos muito. 

A farinha de grão de bico é rica em proteína e sem glúten, sendo uma ótima opção para quem tem que ter cuidados no consumo de glúten. 

Gosto de combinar estas massas com uma ou duas aromáticas e especiarias e servi-las com folhas verdes e molhos a complementar.

Estas servi com um molho de iogurte básico temperado com sal, pimenta um pouco de paprika, sumo de limão e flocos de chilli, bem como com um azeite de malagueta.

Espero que gostem!



Versão 1 (versão vegan s/glúten)

Ingredientes (cerca de 12 a 16 panquecas):

2 chav. de farinha de grão de bico

3 c. chá de fermento

1/2 c. chá rasa de sal ou a gosto

1 c. chá alho em pó

1 c. chá cominhos

Pimenta a gosto

8g salsa ou coentros picados

1 chav. de água ou bebida vegetal a gosto


Modo de Preparação:

1. Numa taça misture bem a farinha, sal, especiarias e o fermento.

2. Adicione a água ou bebida vegetal até que a massa se encontre fina e sem grumos. Poderá utilizar o liquidificador se preferir.

3. Por fim adicione a salsa picada. Retifique temperos.

4. Aqueça depois uma frigideira anti-aderente e barre a mesma com manteiga. Leve uma concha de massa à frigideira e quando a massa começar a apresentar bolhas e for fácil virá-la (cerca de 3 minutos), vire e deixe cozinhar do outro lado. Repita até terminar a massa.

5. Sirva simples com folhas verdes e molhos à escolha. Ou poderá servir com ovos escalfados e bacon crocante. A imaginação manda.


Versão 2 (c/puré de grão)

Ingredientes (rende cerca de 12 panquecas dependendo do tamanho):

200g farinha trigo s/fermento

250g puré de grão (processado com 1 a 2 colheres de azeite e 1 dente de alho - se tiver alho assado, melhor)

300 a 400g leite (adicione aos poucos)

2 ovos

Sal e pimenta a gosto

1 c. chá de cominhos

8 a 10g de salsa ou coentros


Modo de Preparação:

1. Comece por triturar o grão cozido e escorrido num processador com 1 ou 2 colheres de azeite e o dente de alho, que se estiver assado ainda dá mais sabor. Pretende-se que obtenha uma pasta suave.

2. Depois numa taça coloque a farinha peneirada, a pasta de grão e os restantes ingredientes, exceto o leite e aromática.

3. Adicione depois o leite aos poucos até obter uma massa de consistência de panquecas, não muito líquida.

4. Por fim adicione a salsa picada. Retifique temperos.

5. Aqueça depois uma frigideira anti-aderente e barre a mesma com manteiga. Leve uma concha de massa à frigideira e quando a massa começar a apresentar bolhas e for fácil virá-la (cerca de 3 minutos), vire e deixe cozinhar do outro lado. Repita até terminar a massa.





Comentários

As mais vistas