Migas de Couve e Broa com Entrecosto e Morcela Assada

 


Hoje deixo a receita de uma refeição que adoro. 

Adoro migas! De couve, pão. Como acompanhamento ou até como prato principal. Faço sempre uma dose grande, não resisto. Gosto de as combinar de diferentes formas. Faço mais vezes as tradicionais só com o feijão frade e couve, mas quando me falta o feijão combino com grão de bico e que bom que fica. Foram desta vez acompanhamento para um entrecosto alourado e feito na panela de pressão e morcela assada. Só posso dizer que foi "pa consolá", como se diz por cá.

Experimente a receita, sente-se à mesa com a família e disfrute de sabores tão nossos e tão bons. 

Espero que gostem!


Ingredientes (6 a 8 porções):

Migas

300g couve portuguesa cortada em caldo verde

Um quarto de broa de milho

100g bacon aos cubos

350g de feijão frade 

150g grão de bico

4 dentes de alho picado

Azeite q.b.

Sal e pimenta a gosto

Coentros p/guarnecer


1kg de entrecosto

Sal e pimenta a gosto

Sumo de limão q.b.

Azeite

1 folha de louro

1 molho de coentros

1 c. chá alho em pó

150ml vinho branco

água q.b.


1 morcela p/assar


Modo de Preparação:

1. Pré-aqueça o forno a 200º.

1. Tempere o entrecosto 30 min. antes de o confecionar com sal, pimenta, alho em pó e sumo de limão. Reserve 30 min.

2. Leve o entrecosto a alourar em fio de azeite. Quando estiver dourado em ambos os lados leve à panela de pressão (alouro na panela de pressão). Adicione o vinho branco, a água, coentros e folha de louro. Retifique temperos e coza por 40 minutos.

3. Entretanto prepare as migas. Escalde as couves em água e sal. Retire e passe em água fria abundante para que não continue a cozer. Escorra bem as couves.

4. Depois triture grosseiramente a broa e reserve.

5. Numa frigideira anti-aderente leve o alho e bacon ao lume com azeite. Deixe refogar, mexendo de vez em quando, até que o bacon se apresente dourado.

6. Junte depois a couve, o feijão e grãos escorridos. Envolva bem. Deixe cozinhar mexendo de vez em quando. Quando esta mistura estiver quente, adicione a broa, envolvendo e deixando cozinhar mais um pouco. Acrescente um pouco de azeite, se necessário. Retifique temperos e retire do lume. Reserve.

7. Coloque a morcela a assar colocando-a num tabuleiro de ir ao forno pincelado com azeite. Poderá forrar primeiro o tabuleiro com papel vegetal. Pique, com a ajuda de um palito, a morcela de ambos os lados e asse por 15 a 20 minutos (depende do forno), tendo cuidado para que não queime.

8. O entrecosto entretanto já estará pronto. Retire da panela de pressão.

9. Sirva as migas polvilhadas com coentros picados e os entrecosto e a morcela regados com fio de azeite, rodelas de malagueta e coentros.

Notas: 

- Coe o caldo de cozedura do entrecosto, acondicione em sacos de cubos de gelo e congele para molhos e sopas.

- Poderá ainda, se quiser, aquecer uma frigideira com um pouco de manteiga e passar o entrecosto antes de servir, mas apenas para caramelizar um pouco, de modo a que não seque a carne. 

Comentários

Enviar um comentário

Obrigada por visitar o blogue e pelo seu contributo. Volte sempre!

As mais vistas