Bolo de Arroz Tradicional

 


O bolo de arroz é um bolo tradicional muito popular em Portugal. É um bolo que nos leva à infância e, para mim, aos tempos da faculdade. Que delícia era comer um bolo de arroz com uma chávena de leite ou café nas tardes longas de aulas.

A receita destes bolos, tão simples de fazer e tão deliciosos, tem sofrido uma série de alterações ao longo dos anos para cumprir as necessidades da pastelaria e comércio ou até mudanças de sabor, com aromas diversos. Além destas alterações há quem os faça mais amanteigados, mais "sequinhos", com mais ou menos farinha de arroz e trigo (brevemente partilharei também essas alternativas), mas o certo é que este bolo não é um queque ou cupcake, tem personalidade própria e uma história tal que lhe deu um título que, de tão óbvio, o caracteriza e dispensa apresentações...Bolo de Arroz! Mais simples, impossível! Mais delicioso?...Só este e mais nenhum.

Pelas pesquisas que fui fazendo em busca do tradicional bolo de arroz, encontrei várias referências a Manuel Ferreira e esta receita partilhada em "A Cozinha Ideal - Tratado Completo de Cozinha, Pastelaria e Bar", 8ª edição, Editorial Domingos Barreira, Porto (1959). Pus mãos à obra e aqui estão eles, à boa "moda antiga".

Agora é experimentar e deixar-se levar numa viagem de memórias a que estes bolos sempre nos levam!


Ingredientes (12 bolos):

300g açúcar + um pouco para polvilhar

150g manteiga amolecida

6 ovos + leite (o total do peso dos 2 ingredientes deve perfazer 500ml)

1 limão (raspa)

300g farinha trigo 

150g farinha arroz

2 c. chá cheias de fermento


Modo de Preparação:

1. Pré-aqueça o forno a 200º.

2. Forre os aros para bolos de arroz com uma tira de papel vegetal com 6cm de altura por dentro do aro ou utilize o papel tradicional, que encontra em lojas de produtos de pastelaria. Se não tiver os aros faça-os cortando um tubo de rolo de cozinha e forre-os com papel de alumínio antes de aplicar a tira de papel (dica do talentoso Rui Ribeiro do Faz&Come).

3. Na taça da batedeira ou robot (uso a Cooking Chef da Kenwood). Bata o açúcar, a manteiga amolecida e raspa do limão muito bem.

4. Junte depois os ovos e leite e bata bem até obter uma massa cremosa.

5. Por fim adicione as farinhas e fermento e envolva bem de modo a que a massa fique fofa.

6. Encha cada forma até dois terços da altura da tira de papel.

7. Leve ao forno 5 minutos a 200º, depois baixe para os 180º até que se apresentem cozidos. Levará cerca de 20 a 30 min, dependendo do seu forno.

8. Quando os bolos se apresentarem altos, mas branquinhos, abra o forno e polvilhe açúcar por cima de cada um de modo a obter a crosta característica dos bolos de arroz. 




Comentários

As mais vistas