Bolo de Limão, Framboesas e Sementes de Papoila com Creme Mascarpone de Framboesa

 

E sexta-feira completei mais uma volta ao redor do sol! Celebrei a vida e a oportunidade de continuar a sonhar, a viver desafios, de estar com os meus, de partilhar, rir, resmungar, superar, viver!

E tenho que agradecer a todos os que tornaram esse dia mais especial...família, amigos e a esta comunidade que se une nesta cozinha que partilho.
OBRIGADA por cada mensagem, partilha, telefonema. Não consigo responder pessoalmente a todos, mas li cada um, fizeram parte do meu dia e tornaram-no tão doce.
E se o aniversário era sexta-feira, mas o bolo só foi feito ontem, porque havia que soprar as velas. Quem tem criançada aí por casa, sabe que não podemos "saltar" este passo. E assim festejou-se dois dias!
Este ano um bolo com design simples, mas cheio de sabores que adoro e inspirado no extraordinário trabalho da querida Patrícia Nascimento do blogue "Coco e Baunilha" e que me levam a dizer que o têm mesmo que fazer aí por casa.



Ingredientes (forma 20 cm. ou de 18 cm alta):

Bolo
6 ovos M
2 chav. de acúcar
1 chav. de óleo
200g de queijo creme tipo Philadelphia
3 limões (raspa)
1 clh. chá de aroma de baunilha
3 chav. de farinha T55 s/fermento
1 c. sobremesa de fermento para bolos
2 clh. sopa de sementes de papoila
200g framboesas congeladas ou frescas (usei congeladas)

Creme de Mascarpone de Framboesas (cobertura e/ou recheio)
250g de mascarpone
500ml de natas frescas
100g açúcar em pó
4 clh. sopa de doce de framboesa (de compra ou caseiro)
Sumo de limão (algumas gotas)
Corante rosa ou vermelho q.b. (opcional)

Modo de Preparação:

Bolo
1. Pré-aqueça o forno a 160º.
2. Bata o açúcar com os ovos na batedeira ou robot de cozinha até obter uma massa esbranquiçada e fofa.
3. Depois adicione o óleo e bata para envolver.
4. Adicione de seguida o queijo creme. Bata até obter uma massa homogénea.
5. Junte depois a raspa de limão e a baunilha. Envolva bem.
6. De seguida junte a farinha peneirada com o fermento. Bata apenas o suficiente para incorporar a farinha.
7. Por fim adicione as colheres de sementes de papoila e envolva com a espátula.
8. Coloque a massa numa forma untada com desmoldante ou manteiga e farinha, com disco de papel vegetal no fundo. Coloque metade da massa e faça uma camada com metade das framboesas. Adicione a restante massa e termine com outra camada de framboesas, pressionando-as para que "afundem" na massa e fique com a camada superior lisa.
9. Leve ao forno pré-aquecido a 160º cerca de 1h, 1h20 ou até que o palito saia seco. Se pretender um processo mais rápido utilize o forno a 180º. Prefiro assar os bolos em temperaturas mais baixas, embora leve mais tempo para que não façam o "vulcão" - centro mais alto e aberto. Deverá encher a forma até 3/4.
10. Se quiser fazer o bolo para decorar como o da foto, poderá dividir a massa em duas formas, enchendo pouco mais de metade da forma, obtendo assim já duas camadas.

Creme de Mascarpone de Framboesas
1. Coloque todos os ingredientes numa taça e bata com a batedeira até que obtenha um creme consistente. Se quiser dar uma cor mais intensa poderá adicionar apenas umas gotas de corante vermelho ou rosa e envolver bem. Não coloque muito, pois o corante descansando vai "abrindo a cor" e não quer nem muito corante no creme, nem uma cor demasiado intensa.

Para montar o bolo corte camadas de bolo, recheie com uma camada generosa de creme de mascarpone até que termine as camadas de bolo.
Cubra de forma rústica aplicando o creme com a ajuda de uma espátula ou faca, sem se preocupar em obter um bolo alisado.
Decore com framboesas e flores comestíveis ou flores certificadas para uso em contato com alimentos.









Comentários

As mais vistas