Bundt de Maçã e Chá de Rosas com Recheio Cheesecake de Maçã


Um bolo bundt não precisa de nada mais do que ele mesmo para ser absolutamente lindo! Cada forma é tão bonita em cada um dos seus detalhes maravilhosos.
Hoje partilho convosco este bolo de maçã e chá de rosas com um delicioso recheio de cheesecake de maçã. É tão delicioso e aromático!
Deixem-me dizer que não faço bolos com a frequência que eu adoraria, para controlar a ingestão de doces aqui em casa, mas se eu pudesse, oh meu Deus, se eu pudesse assaria um bundt por dia!
 

Ingredientes (10 porções):

250g manteiga à temperatura ambiente

250g açúcar mascavado claro

4 ovos M

330g farinha s/fermento

1 clh. chá de fermento

1 clh. chá de bicarbonato de sódio

100g créme fraïche

100g de puré de maçã

2 c. chá de canela em pó

125ml de leite infundido em chá de rosas, menta chocolate e maça (poderá usar o leite simples)

 

Recheio Cheesecake de Maçã

200g queijo creme

80g açúcar

1 ovo M

100g Maça aos cubos caramelizada com açúcar mascavado, sumo de limão e canela

2 clh. de sopa de farinha

 

Modo de Preparação:

1. Pré-aqueça o forno a 170º.

2. Comece por preparar o leite infundido de chá de rosas, menta chocolate e maçã. Poderá usar outro chá ou infundir o leite e alecrim ou usar leite simples. Coloque o leite a aquecer com 4 c. de sopa de folhas de chá. Deixe ferver um pouco com as folhas. Desligue o lume e deixa o leite descansar até arrefecer.

3. Depois passe à preparação da maçã. Coloque num tacho pequeno maçã descascada cortada aos cubos. Regue a maçã com sumo de limão enquanto a pica para não oxidar. Precisará cerca de 5 a 6 maçãs médias. Acrescente 2 c. sopa de açúcar mascavado e meia colher de chá de canela em pó. Acrescente um pouco de água, 2 a 3 c. sopa e leve ao lume. Deixe cozinhar até a maça estar cozida, dourada e o líquido tiver sido quase todo reduzido. Quando pronto, retire 150g para uma taça e triture com a varinha mágica. Reserve a restante maçã (100g) para o recheio.

4. Prepare o recheio, colocando todos os ingredientes, exceto a maça, numa taça e envolvendo bem com uma espátula até obter uma massa lisa. Acrescente por fim os cubos de maçã.

5. Em seguida bata na batedeira a manteiga com o açúcar muito bem. Bata até obter uma massa bem fofa, cerca de uns 10 minutos.

6. Depois acrescente os ovos um a um. Adicione o seguinte só quando o anterior estiver envolvido.

7. Posteriormente junte o créme fraïche, o puré de maçã, o leite arrefecido e coado e a canela. Bata em velocidade mais baixa até envolver. Nesta altura poderá observar a massa parecer talhar. Continue a bater que ela irá compor-se com a adição da farinha.

8. Por fim junte a farinha peneirada com o fermento e bicarbonato. Bata em velocidade baixa apenas para envolver.  

9. Por fim, numa forma untada com manteiga e farinha coloque metade da massa do bolo. Depois faça uma camada com o recheio cheesecake. Adicione depois a restante porção de massa do bolo.

10. Leve ao forno pré-aquecido cerca de 1h ou até o palito sair seco.

11. Quando pronto, retire o bolo do forno e deixe descansar 10 minutos na forma. Transfira-o depois para uma grelha e deixe arrefecer.

12. Sirva polvilhado com açúcar em pó ou com glacé. Para isso adicione um pouco do leite infundido de chá numa porção de açúcar em pó e envolva bem até obter uma pasta leve, mas consistente que cubra o bolo.




Comentários

As mais vistas