Hot Cross Buns
Hot Cross Buns... Estes bolinhos marcados com uma cruz no topo já há 2 anos são presença indispensável cá em casa na Páscoa, a par com o tradicional folar dos Açores, o pão de ló e as amêndoas e confeites. Entre os sabores da raspa de laranja, canela e frutos perdemo-nos enquanto lanchamos num momento de puro conforto.
São tradionais no Reino Unido, Australia e em outros países e marcam presença à mesa na sexta-feira santa. A cruz tem significado religioso.
Tenho o hábito de os fazer maiores do habitual. Faço quase sempre com 95g de massa cada um deles, ao invés de uns 75g. O que hei-de dizer? Quem segue o blogue, provavelmente sabe que faço doses generosas, e no caso destes aromáticos pães, sou generosa no seu tamanho.
De qualquer modo, o que interessa é o que os experimentem e façam-nos maiores ou menores. Não interessa! Estou certa de que irão gostar.
Ingredientes (13 a 16 buns):
Pães
300ml de leite gordo
50g manteiga
500g farinha forte
1 clh. de chá de sal
75g de açúcar
1 c. sopa de óleo de girassol
7g de fermento seco (pode usar o de ação rápida)
1 ovo ligeiramente batido
75g de sultanas ou arandos (estes fiz com arandos)
50g de nozes pecan ou outro fruto seco
1 laranja (raspa)
1 maçã descascada picada finamente em cubos
1 clh. de chá de canela
Cruz
75g farinha
12,5g de açúcar
Água apenas para envolver até obter massa consistente, mas que possa ser aplicada com saco de pasteleiro (cerca de 2 clh. sopa)
Cobertura (brilho)
3 clh. de sopa de compota de pêssego aquecida OU
2 clh. sopa de açúcar diluída em 2 clh. sopa de água fervente
Modo de Preparação:
1. Coloque o leite ao lume e deixe levantar fervura. Aí retire do lume e adicione a manteiga. Envolva e reserve para arrefecer até estar morno.
2. Numa taça coloque a farinha, o sal (no fundo ou pelos lados da taça), o açúcar e o fermento.
3. Faça um orífico no centro. Adicione a mistura de leite e manteiga morno (não muito quente para não inibir a ação do fermento).
4. Adicione o ovo batido. Com a colher de pau envolva bem todos os ingredientes. Depois com as mãos (ou batedeira com gancho) trabalhe a massa até obter uma massa pegajosa.
5. Transfira a massa para uma superfície enfarinha e amasse fazendo deslizar uma mão a esticar a massa e a outra a "prender" o outro lado. Depois vá dobrando a parte esticada sobre si mesma, como se fosse dobrar uma folha. Repita durante 5 a 10 minutos até que a massa se apresente elástica e suave.
6. Depois coloque a massa numa taça untada com óleo e coberta com papel aderente pincelado com óleo também para não pegar a massa.
7. Deixe levedar em local ameno 1h ou até que a massa duplique de volume.
8. Depois de levedada, na taça, adicione à massa os frutos secos, sultanas ou arandos, a raspa de laranja, a maçã picada e a canela. Amasse até envolver bem e de forma uniforme os ingredientes que juntou à massa.
9. Cubra novamente a taça com o papel aderente e deixe levedar mais 1h ou até que duplique o volume.
10. De seguida e estando a massa levedada, divida-a em porções iguais.
11. Depois, numa superfície enfarinha, molde cada porção numa bola. Repita até terminar a massa. Colque então as bolas de massa num tabuleiro forrado de papel vegetal, deixando espaço entre eles pois ainda irão crescer ainda. Tape o tabuleiro com papel aderente untado em óleo e deixe levedar mais uma hora.
12. Entretanto pré-aqueça o forno a 220º (se usar ventilado use 200º).
13. Prepare depois a massa para as cruzes misturando todos os ingredientes. Adicione a água 1 colher de cada vez para controlar a consistência que ser quer firme.
14. Após terminar a última fermentação passe com um pincel uma gema batida com um pouco de água ou leite nos pães e posteriormente aplique a massa da cruz com a ajuda de um saco de pasteleiro.
15. Leve ao forno cerca de 20 minutos ou até que se apresentem dourados e cozidos.
16. Quando prontos e ao sair do forno aplique com o pincel a compota de pêssego aquecido ou calda de açúcar nos hot cross buns de modo a que fiquem brilhantes.
Comentários
Enviar um comentário
Obrigada por visitar o blogue e pelo seu contributo. Volte sempre!