MAÇÃ RECHEADA COM ALHEIRA, BROA E COENTROS

 


Adoro pôr a mesa em estilo rústico! De forma natural e que respira conforto. Em cada prato procuro que a família encontre sabor, cor, variedade!

A cada refeição mimamos e partilhamos. Nesta refeição servi uma receita simples, mas muito aromática, onde a maçã assada foi acompanhada pela alheira e um crumble de broa. E tão bom que fica!

Espero que gostem, que experimentem aí por casa e me contem tudo.

Bom fim-de-semana!




 

Ingredientes:

6 maçãs reinetas + 2 p/o recheio

1 alheira

1 “mão” de coentros picados + um pouco para guarnecer

150g broa + 100g para crumble

Meia clh. chá de flocos de chili + p/guarnecer

Meia clh. chá de alho em pó

Sal e pimenta a gosto

Azeite q.b.

Paprika doce fumada para polvilhar q.b.

Maple Syrup para regar q.b.

 

Modo de Preparação:

1. Pré-aqueça o forno a 200º.

2. Comece por preparar o recheio. Retire o miolo à alheira. Triture a broa no processador. Pique duas maçãs reinetas descascadas aos cubos pequenos e regue com sumo de limão para não oxidar.

3. Depois aqueça uma frigideira anti-aderente. Acrescente um pouco de azeite e leve a alheira a cozinhar, mexendo para que vá dourando.

4. De seguida acrescente 150g de broa, os coentros picados, os flocos de chili e a maça aos cubos. Envolva. Tempere com sal, pimenta e o alho em pó. Deixe cozinhar mais um pouco.

5. Depois de cozinhado retifique temperos se necessário. Reserve.

6. Lave bem as restantes maçãs pois vai usar a casca. Corte a mação ao meio no sentido horizontal. Retire o centro. Preencha cada metade de maçã com o recheio e coloque num tabuleiro de ir ao forno forrado com papel vegetal. Repita até terminar as maçãs.

7. Polvilhe cada porção de maçã recheada com flocos de chili, paprika fumada doce e maple syrup. Leve ao forno, baixando a temperatura para 180º cerca de 10 a 20 min. ou até que o recheio se apresente dourado.

8. Leve a uma frigideira os 100g broa triturada com um fio de azeite, pitada de sal e coentros secos. Salteie até se apresentar crocante e dourada. Vá mexendo para não queimar. Reserve.

8. Sirva as maçãs recheadas guarnecidas com flocos de chili, coentros picados, o crumble de broa e fio de azeite acompanhado de rúcula ou agrião e couscous de limão.

Nota: Poderá usar outras maçãs como as Fuji ou Pink Lady.



Comentários

As mais vistas