Tarte Vegan de Cogumelos, Seitan e Côco

 


E porque nem só de doces se vive cá em casa, bem pelo contrário, hoje deixo-vos uma tarte vegan e deliciosa para os dias "sem carne" aí por casa.
Espero que gostem.
Bom fim-de-semana e sejam felizes na cozinha!





Ingredientes (6 a 8 porções):

2 cebolas roxas

4 dentes de alho picados

3 clh. sopa de azeite

2 cogumelos Portobello

4 cogumelos brancos

250g cogumelos shimeji

(poderá usar os que quiser num total de 350g cogumelos)

100g seitan aos cubos

80ml uísque

225ml de caldo de legumes

250 ml de natas de côco

2 clh. sopa de farinha

1 clh. sopa de tomilho seco

2 clh. sopa de coentros secos

Sal e pimenta a gosto

Azeite q.b.

2 bases de massa quebrada

 

Modo de Preparação:

1.Marine o seitan 2h antes temperando-o com sal, pimenta, alho em pó, coentros e azeite. Envolva bem. E deixe repousar.

2. Pré-aqueça o forno a 200º.

3. Comece por cozinhar a base da tarte uma vez que vai usar um recheio húmido. Disponha uma das bases de massa na tarteira forrada com papel vegetal. Pique o fundo com um garfo. Cubra a base com papel vegetal e encha a tarteira com feijão seco para a massa não “empolar” ao cozinhar. Leve ao forno até que se apresente ligeiramente dourada e cozinhada. Aí retire do forno, tire os feijões e reserve.

4. Passe depois à preparação do recheio. Pique as cebolas e os alhos. Leve a refogar numa frigideira anti-aderente com fio de azeite. Deixe refogar, mexendo de vez em quando, cerca de 10 minutos para ir caramelizando.

5. Limpe os cogumelos. Depois adicione os cogumelos brancos e Portobello picados e os shimeji e o seitan marinado. Tempere com sal e pimenta a gosto, e as aromáticas secas. Deixe cozinhar até os cogumelos perderem o seu teor de água.

6. Aumente o lume e junte o uísque e deixe cozinhar para evaporar o álcool.

7. Adicione as colheres de farinha. Envolva bem e deixe cozinhar uns 3 minutos para que a farinha coza e não se sinta ao comer a tarte.

8. Acrescente o caldo de legumes e natas de côco. Envolva bem. Poderá acrescentar coentros ou salsa fresca picada. Deixe cozinhar uns 10 a 15 minutos. Retifique temperos.

9. Coloque o recheio na tarteira já com a base cozinhada. Aplique a outra base de massa no topo da tarte. Pressiona as laterais para fixar. Faça um orifício no centro para permitir a saída de vapor no forno. Poderá usar outra base ou um bocadinho de massa para formar cogumelos. Adicione sésamo preto triturado numa parte da massa para lhe dar uma cor característica dos cogumelos ou até pincelar a massa com paprika. E terá uma tarte tão divertida e deliciosa à mesa. Pincele com ovo (se não seguir uma filosofia de alimentação vegan/vegatariana) ou bebida vegetal.

10. Leve ao forno pré-aquecido por 40 minutos.

11. Sirva acompanhada de salada.




Comentários

As mais vistas