Pudim de Chia "Em jeito de Tiramisu"

 



Uma tendência...pudim de chia. Tem uma versatilidade enorme podendo-lhe acrescentar diversos sabores e componentes. Não é muito doce, mas sabe a sobremesa e permite "matar" aquela gula de volta e meia nos ataca com persistência.

Desta vez com os sabores de tiramisu, uma tendência pelas redes sociais. Fica delicioso, numa combinação de camada simples, camada com cacau e ainda um saboroso creme de caju que o complementa maravilhosamente que descobri ao conhecer opções da Ana Rita Nunes, do Anita Healthy.

Esta receita para além de mais saudável e equilibrada, se usar xarope de agave constitui uma opção vegan, sem lactose. Parece bem, não parece?




Ingredientes:

Pudim de chia

12 a 16 clh. de sopa de sementes de chia (de acordo com o seu gosto de consistência, eu gosto consistente, por norma uso 14 a 16 colheres)

400ml de leite de côco

300ml de bebida vegetal a gosto (uso a de amêndoa neste pudim) 


P/ fazer a porção de cacau

4 clh. chá de cacau

2 clh. chá de café (pó)

4 clh. sopa mel, xarope de agave ou maple syrup


Camada Cremosa de Caju

1,5 chav. cajus demolhados durante 8h

6 clh. sopa de leite côco

2 clh. sopa de mel, xarope de agave ou maple syrup

2 clh. sopa de manteiga de amendoim Bio s/açúcar


Guarnição

Amendoim 

Cacau em pó para polvilhar ou pedaços de chocolate negro


Modo de Preparação (rende 6 porções):

1. Comece por colocar os cajus a demolhar durante 8h. Poderá deixar durante a noite a demolhar e preparar o pudim no dia seguinte.

2. Numa taça adicione o leite de côco, bebida vegetal e sementes de chia. Envolva. 

3. Divida o preparado em duas porções e acrescente a uma delas os ingredientes da camada de cacau. Mexa bem. Deixe descansar ambas as porções no frigorífico 3h ou durante a noite. Atenção que se usar um leite de côco menos consistente, ou seja mais líquido, deverá adicionar a bebida vegetal gradualmente, inciando com 150 a 200ml apenas e acrescentando conforme a necessidade, para não ficar com um pudim muito líquido.

4. Demolhados os cajus, escorra e leve ao processador junto com os restantes ingredientes dessa camada. Triture até obter um creme suave. Esta camada pode fazer quase na hora de servir, pois pretende-se que seja suave, podendo esfriar um pouco no frigorífico, pois dá-lhe uma frescura que resulta muito bem.

5. Sirva em copos ou tigelas colocando uma camada de pudim de chia claro, camada de pudim de chia com cacau e por fim, camada de caju.

6. Guarneça com amendoim e polvilhe um pouco de cacau.

Comentários

As mais vistas