"QUEIJO" DE SEMENTES DE GIRASSOL

 

E ontem a Ilha do Faial recebeu-nos com tanto carinho. A Praça da República foi o palco do segundo showcooking "Experimenta,  é bio", uma iniciativa da Secretaria Regional da Agricultura e Desenvolvimento Rural, com o apoio incansável da Trybio, da Bio Azorica e de produtores biológicos locais.

É tão bom trabalhar com produtos de qualidade e com produtores que trazem os melhores sabores até nós. Esperamos ter feito jus aos magnificos produtos da ilha que enalteceram as nossas confeções!

E esta foi uma das receitas que levei ao showcooking para sugestão de entrada. Poderá degustar este "queijo" cremoso com tostas de aazeite e alho, numa sandes com pepino e cebola frita ou como complemento de entradas e pratos principais.

Para o preparar e obter mais profundidade de sabor, experimente tostar uma "mão de sementes" antes de as demolhar e ganhará outro sabor ainda. A textura mais ou menos cremosa fica ao seu gosto. Têm é que experimentar!!!

É uma excelente opção para barrar o pão de forma bem mais saudável e é deliciosa. Não há quem lhe resista.
E cá por casa e quando sirvo este "queijinho" cremoso nunca trituro totalmente, pois sentir alguma textura dá-lhe uma dimensão que adoramos cá por casa.
Espero que goste também!




Ingredientes:
1 dente de alho picado
¼ de colher de chá de sal
1 ch. de sementes de girassol
4 c. sopa de sumo de limão
½ copo de água


Modo de Preparação:
1. Coloque as sementes de girassol a demolhar durante uma hora.
2. Passado esse tempo, escorra as sementes e leve todos os ingredientes exceto a água ao processador. Processe em vel. média baixa até sentir que as sementes começam a quebrar. Depois aumente a velocidade e acrescente a água aos pouco até obter uma pasta consistente. Retifique temperos e está pronto!

Notas:
1.Poderá conservar este "queijo" no frigorífico até 4 dias, sendo que tenderá a ficar mais denso. Nesse caso, se necessário, acrescente um pouco de água ou sumo de limão.
2.Sugestão: guarneça com microgreens e flores comestíveis.




Comentários

Enviar um comentário

Obrigada por visitar o blogue e pelo seu contributo. Volte sempre!

As mais vistas