Orzo com Chouriço e Alho Francês com Lombinhos de Pescada


As receitas simples, económicas e deliciosas são sempre bem vindas cá por casa. 
Gosto tanto da receita que vos deixo hoje. Sabe a dias reconfortantes com a família, a cozinhas cheias de aromas que nos dão vontade de correr para a mesa.
Espero que gostem!


Ingredientes (4 porções refeição completa + 4 porções de orzo para acompanhamento de outra refeição):

200g chouriço picante (pode usar sem ser picante)
3 clh. sopa de azeite
2 chalotas picada
1 chav. chá de alho francês picado
3 dentes de alho
3 hastes de alecrim
500g de orzo (pontinha)
1400ml de caldo de galinha ou legumes
800g de lombinhos de pescada
1 limão (sumo)
Sal e pimenta a gosto
½ clh. chá de cominhos
1 mão de coentros picados
Malagueta picada

Modo de Preparação:
1.Tempere os lombinhos de pescada 30 min a 1h antes com sal, pimenta, um fio de azeite e sumo de limão. Deixe marinar, reservando no frigorífico.
2.Pré-aqueça o forno a 190º ventilado.
3.Numa frigideira alta/tacho que possa ir ao forno, preferencialmente de ferro, aqueça o azeite. Depois de aquecido, acrescente o chouriço cortado às rodelas e deixe cozinhar em lume alto até que a gordura do chouriço derreta e o chouriço caramelize um pouco. Cerca de 5 minutos.
4.Depois acrescente as chalotas picadas, alho francês, alho picado e alecrim. Baixe o lume e deixe cozinhar cerca de 10 minutos até a cebola ficar bem translúcida e suave.
5.De seguida acrescente a massa e envolva bem nos óleos, adicionando depois o caldo, sumo de ½ limão e temperos. Deixe começar a ferver.
6.Ao fervilhar transfira a frigideira para o forno e deixe cozinhar cerca de 7 minutos (depende da potência do fogão). A massa ficará praticamente cozinhada.
7.Passado esse tempo, retire a frigideira do forno e disponha os lombinhos de pescada no topo da massa. Regue com um pouco mais de azeite e leve ao forno novamente,baixando a temperatura para 170º, cerca de 15 minutos ou até o peixe se apresentar cozinhado.
8.Sirva polvilhado com um pouco de pimenta moída na hora. Regue com um pouco mais de sumo de limão e azeite. Guarneça com os coentros e malagueta picados.

Nota: Faço o dobro da massa para ficar já com um acompanhamento para outra refeição. Se pretender apenas as 4 porções completas, diminua todos os ingredientes, exceto o peixe para metade. Os tempos serão sensivelmente os mesmos.




 


 

Comentários

As mais vistas