Taças de Mousse de Alheira com Maçã Caramelizada

 




Esta foi uma das receitas que partilhei no âmbito da série de showcookings "Experimenta, é bio", eventos integrados no Forum Bio Açores.

Desta feita partimos rumo a Santa Maria para cozinhar Bio dignificando os produtos maravilhosos da "Ilha do Sol", comoba Alheira de Santa Maria, a Meloa e o Figo da Índia.

A "cozinha" foi montada num espaço moderno e que respira empreendedorismo, Incuba+ Santa Maria.


Ingredientes:
2 bases de massa quebrada Continente


Mousse
125g de queijo cabra cremoso
400g queijo creme Continente,
1 ch. de natas frescas
1 pitada de sal, 1 pitada de açúcar um pouco maior que a de sal, 1 pitada de canela, 1 pitada de cardamomo verde
1 alheira de Santa Maria
Sumo de limão (um pouco apenas)


Maçãs Caramelizadas
3 a 4 maçãs
1,5 c. açúcar mascavado escuro, sumo de limão q.b., creme balsâmico e 2 hastes de alecrim.

Microgreens para guarnecer


Modo tradicional
Asse a alheira. Corte a pele e esmigalhe o miolo. Se a alheira tiver pedaços de carne poderá triturar no processador. Em alternativa poderá levar o miolo da alheira à frigideira.Para preparar as taças corte a massa quebrada em círculos com a ajuda de um molde de bolachas. Rende 12 taças por base.
Levar ao forno em tabuleiro/formas de cupcakes/queijadas untadas com manteiga. Colocar a massa, ajeitando-a à forma. Colocar um círculo de papel vegetal em cima de cada taça de massa e encher com feijão ou arroz para a massa cozinhar sem “empolar”. Levar ao forno a 180 graus cerca de 20 a 30 min. Quando prontas retire-as das formas e deixe arrefecer numa grelha. Reserve.
Para confecionar a mousse bata, com a ajuda da batedeira. os queijos, natas e temperos até que obtenha uma consistência de mousse. Adicione a alheira e envolva bem. Reserve no frigorífico tapado com papel aderente.
Depois lave bem as maçãs e corte-as aos cubos pequenos, mantendo a casca. Leve a caramelizar na frigideira, com o açúcar mascavado, sumo de limão a gosto (cerca de ¼ limão), balsâmico (1,5 c. sopa) e o alecrim. Não cozinhar demasiado a maçã. Queremos que mantenha textura. Deixe arrefecer depois de pronto.
Emprate as taças colocando mousse, maçã e guarneça com microgreens.

Comentários

As mais vistas