Couve Lombarda Recheada
Esta receita era feita pela minha avó. E sempre que a fazia era um sucesso para filhas e netos. Pegava na couve, pré-cozia a couve e pacientemente abria cada folha e depois preenchia cada folha com um recheio delicioso. Vale a pena cada minuto que lhe dedica.
Vou deixar-vos o recheio da última vez que a confeccionei, contudo poderão preparar a couve com outros recheios que o vosso paladar e criativa mandar. Pode usar por exemplo um húmus, com cenoura e tomate ou outras tantas possibilidades. E se não quiser fazer a couve inteira, retire-lhe as folhas e recheie cada folha e fechando-a como se de um embrulho se tratasse.
Espero que gostem e se experimentarem aí por casa, não deixem de partilhar comigo. Irei adorar ver esta receita às vossas mesas!
Ingredientes (couve grande):
- 1 couve lombarda
- 500 a 600g de carne moída
- 125g bacon aos cubos
- 4 cogumelos brancos limpos e picados aos cubos muito pequenos
- 150g queijo ralado S. Jorge 4 meses
- 2 dentes de alho picados
- 1 clh. chá paprika doce fumada
- 1 clh. chá cominhos
- 1 "mão" de salsa picada + para guarnecer
- Sal e pimenta a gosto
- Azeite q.b.
- 100ml de vinho branco
- 2 clh. sopa de polpa de tomate rasas
- Meio limão (sumo)
Nota: utilize metade dos ingredientes se a couve for pequena
Modo de Preparação:
- Comece por cozer a couve a vapor. Utilize para isso um tacho, onde coloca um pouco de água e aromatize com folha de louro, rodela de limão e tomilho ou alecrim. Coloque um cesto de vapor ou em alternativa uma grelha que não permita a couve tocar na água. Salpique a couve com sal. Tape o tacho e deixe cozinhar até que a couve se apresente ligeiramente cozinhada. O tempo de cozedura vai depender do tamanho da couve. Não coza demasiado para que possa depois facilmente abrir as folhas. Em alternativa coza em tacho com água e sal, ao invés de usar a cozedura em vapor.
- Entretanto prepare o recheio. Tempere a carne com sal, pimenta e a paprika fumada. Junte o alho picado e a salsa. Reserve.
- Numa frigideira anti-aderente leve os cubos de bacon a caramelizar ligeiramente. Assim que derretam a gordura e caramelizem, retire da frigideira e reserve.
- Na frigideira com os sucos do bacon, leve os cogumelos picados a cozinhar até que percam a sua humidade. Reserve.
- Misture com a carne o bacon, cogumelos e o queijo ralado (reserve um pouco de queijo para salpicar a couve antes de ir ao forno).
- Depois de cozida a couve deixe arrefecer até que consiga manuseá-la. Aí abra cuidadosamente cada uma das suas folhas até chegar ao centro.
- Em seguida recheie do centro para fora as folhas abertas com o recheio de carne.
- Após ter toda a couve recheada, sele-a bem, pressionando com as mãos para que volte à sua forma. Coloque-a num tabuleiro de ir ao forno, regue com azeite, salpique com um pouco mais de sal e pimenta e um pouco de queijo ralado.
- Prepare uma base de molho que servirá para regar a couve. Numa taça junte um pouco de azeite, sumo de limão, o vinho branco, polpa de tomate, pitada de sal e pimenta. Coloque este preparado no tabuleiro da couve.
- Leve a couve ao forno pré-aquecido a 180º cerca de 40 a 50 minutos. Se necessário, tapar a couve com folha de alumínio no final do tempo de assar, se estiver demasiado dourada. Ao longo do tempo vá regando a couve com o molho.
- Sirva polvilhado com salsa e acompanhe com arroz, couscous, quinoa ou sirva só a couve.
Comentários
Enviar um comentário
Obrigada por visitar o blogue e pelo seu contributo. Volte sempre!