Bolo de Crepes de Chocolate

 


Hoje há bolo!

Hoje há um bolo delicioso, fresco e que traz a primavera à mesa (já que ela anda tímida em chegar).

Todos os anos preparo o meu bolo de aniversário. Este ano tomei a resolução que teria folga da cozinha no meu dia de anos. E cumpri a resolução. 

Começámos o dia com um delicioso brunch d´A Cesta, que chegou a nossa casa primorosamente apresentado e recheado de delícias, até um pequeno brownie com uma velinha, para que não faltasse a tradição de apagar as velas.

As restantes refeições, entre passeios, fizemos nos restaurantes de nossa eleição.

Foi um dia ótimo, descontraído e delicioso. Mas aí chegou o 25 de Abril, feriado, o desassossego começou e já não resisti mais e lá fui preparar um bolo. Queria um bolo diferente e de sabores frescos. Optei por um bolo de crepes de chocolate (para fazer a vontade à rapaziada saudosa dos docinhos da mãe, mas que por resolução alimentar não têm estado presentes à mesa; e porque chocolate e morangos é uma dupla imbatível).

Na preparação dos crepes queria dar-lhes um sabor profundo e que desse um "toque" especial ao bolo, então preparei a manteiga queimada ou beurre noisette, que nos dá um maravilhoso aroma a avelãs...DELÌCIA!

Espero que gostem e o experimentem. Podem fazer simples, sem ser de chocolate. Podem usar o chantilly simple como recheio ou um chantilly de mascarpone combinado com umas colheradas de compota caseira (fico com "água na boca" só de escrever as possibilidades!!!

Boa semana para todos!

Mantenham-se por aqui, partilhem o blogue, se experimentarem as receitas partilhem a vossa experiências. Adoro ver as vossas reproduções. E já agora siga o blogue nas redes sociais para não perder pitada.

www.instagram.com/happylifeinthekitchen

www.facebook.com/sara.happylifeinthekitchen




Ingredientes:

Crepes

220g farinha de trigo s/fermento

80g chocolate em pó

110g açúcar

6 ovos M

100g de manteiga

670ml de leite


Chantilly

900ml de natas frescas ou de caixa com 35% gordura

1 c. sopa de açúcar por cada 100ml de natas (pode usar 2/100, mas prefiro um chantilly menos doce)

Raspas de limão ou 1 clh. chá de aroma de baunilha (opcional)


Guarnição

Morangos

100g chocolate negro

1 clh. sopa rasa de manteiga


Modo de Preparação:

Crepes

1. Numa taça onde irá bater os crepes, adicione todos os secos (farinha, açúcar e chocolate). Reserve.

2. Depois prepare a manteiga queimada. Leve a manteiga ao lume num tacho e em lume brando deixe derreter e mantenha ao lume até que apresente uma cor dourada. Retire depois para uma taça e reserve.

3. No mesmo tacho coloque o leite a aquecer. Retire do lume, junte à manteiga e deixe arrefecer um pouco.

4. Depois adicione os ovos aos secos. Envolva com uma espátula.

5. Junte depois a mistura de leite e manteiga gradualmente e vá envolvendo bem com a espátula até a mistura estar homogénea. Passe a mistura por um coador para retirar qualquer grânulo.

6. Numa frigideira anti-aderente ou crepeira prepare os crepes colocando um quarto de chávena em cada porção. Espalhe bem o preparado na frigideira para cobrir o fundo. Deixe dourar de um lado e depois vire cuidadosamente para dourar do outro. Repita este passo até terminar a massa dos crespes. Deixe os crepes arrefecerem totalmente.

7. Passe depois à preparação do chantilly batendo as natas com o açúcar até formarem. Poderá usar 500g natas para 400g de mascarpone se preferir ou para variar o recheio. Reserve.

8. Derreta o chocolate com a manteiga na altura que for montar o bolo.

9. Lave os morangos e seque-os com papel toalha. Poderá também optar por fatiar finamente alguns e colocar em cada camada. Neste não o fiz.

10. Por fim passa à montagem do bolo. No prato de servir vá dispondo um crepe, barre com chantilly, coloque outro crepe e repita até terminar os crepes. Reserve uma boa porção de chantilly para o topo.

11. Guarneça com os morangos. Não seja tímido e coloque muitos!!! Com a ajuda de um garfo vá fazendo fios de chocolate por cima dos morangos e chantiily. Reserve o bolo no frigorífico.

Nota: se não tiver uma boa frigideira anti-aderente ou crepeira barre a frigideira com um pouco de manteiga ou óleo, vire o crepe com a espátula e depois componha endireitando-o, pois poderão tender a enrolar, mas voltam à sua forma quando os endireitamos com a espátula.


Receita inspirada na Nestlé Cozinhar










Comentários

As mais vistas