Bolo de Especiarias com Chantilly e Queijo S. Jorge DOP 7 meses

 



Olá a todos!
Já tinha saudades de passar por aqui. Os últimos tempos têm sido repletos de trabalho e horários "malucos", pelo que gerir os mesmos e o tempo à família não tem permitido uma partilha semanal, como tenho definido. Espero que compreendam e continuem por aí, pois é tão bom saber que acompanham o blogue.
Hoje deixo-vos a receita que partilhei na Feira Agrícola de S. Miguel, onde os produtos DOP dos Açores foram as estrelas das receitas partilhadas.
Este é um bolo de especiarias, bem leve e fofinho que combinado com umas natas batidas polvilhado com uma generosa porção de queijo S. Jorge DOP 7 meses, podendo também utilizar o de 4 meses de cura. O resultado é um bolo aromático, carregado de sabores deliciosos e em que o maravilhoso queijo transporta na perfeição.
O feedback dos participantes foi ótimo e espero que aí por casa o experimentem e apreciem. Se experimentarem a receita, não esqueçam de partilhar a foto ou feedback. É sempre tão bom ver as vossas reproduções de receitas.
Deixo também a receita do creme de pasteleiro de queijo S. Jorge, se quiserem adicionar. Nesse caso coloque por cima da fatia o creme de pasteleiro e termine com um "boa" gota de natas e queijo ralado.
Faço esta receita em versão cupcake ou como apresentei na Feira, em quadrados, indo ao forno em tabuleiro.



Ingredientes :
6 ovos M
2 chav. de açúcar (cerca de 440g)
2 chav. de farinha T55 s/fermento (cerca de 280g)
1 chav. manteiga dos Açores derretida
1 chav. de leite
1 clh. de chá de gengibre em pó
1 clh. sopa de canela em pó
Meia clh. chá erva doce em pó
10g cacau em pó
1 clh. sobremesa de fermento
1 limão (raspa)
Queijo S. Jorge DOP 7 meses p/polvilhar

Chantilly
300ml natas p/bater
3 clh. de açúcar rasas

Creme de Pasteleiro de Queijo São Jorge DOP 4 ou 7 meses
700ml leite
6 gemas de ovo
40g amido (Maizena)
130g açúcar
Dois terços de chav. de queijo ralado São Jorge DOP 4 ou 7 meses

Modo de Preparação:
1. Pré-aqueça o forno a 180º.
2. Na batedeira ou robot de cozinha, bata em velocidade alta o açúcar e os ovos até obter uma massa fofa e esbranquiçada.
3. Depois, adicione a manteiga derretida e o leite. Bata em vel. média até envolver. Junte as raspas de limão e bata mais um pouco.
4. Por fim adicione a farinha envolvida com as especiarias e fermento peneirados. Bata em velocidade baixa cerca de 20 a 30 seg. Se restar alguma farinha por envolver utilize a espátula para tornar a massa densa.
5. Leve ao forno em forma untada com manteiga e farinha ou desmoldante. Deixe cozinhar até que o palito saia seco. Para cupcake cerca de 20 min., para tabuleiro 30 minutos, para forma redonda cerca de 45 min.
6. Quando o bolo estiver pronto, retire do forno e deixe arrefecer.
7. Entretanto prepare o chantilly batendo as natas com o açúcar até fazer ponto.

Se quiser experimentar o creme de pasteleiro:
1. Para arrefecer o creme mais rapidamente, leve uma tigela de vidro ao congelador para que fique bem fria. Depois comece por colocar ao lume o leite com o queijo ralado. Leve ao lume e deixe fervilhar, mexendo de vez em quando para que o queijo se dissolva no leite. Mal fervilhe retire do lume e coe o leite, para lhe retirar o apuro do queijo. Depois tempere a mistura de gemas, amido e açúcar colocando gradualmente o leite aos poucos, mexendo sempre com a ajuda de um fouet. Vá acrescentando leite até o envolver todo. Não deixe de mexer para que o leite quente não coze as gemas. Leve o preparado ao lume novamente, em lume baixo, mexendo sempre, até que o mesmo engrosse. Não deixe engrossar demasiado. Transfira o preparado para a taça gelada que colocou no congelador e bata o creme para que arrefeça. Leve depois ao frigorífico, colocando papel aderente sobre o creme para que não crie película.


Comentários

As mais vistas