Abóbora Hasselback com Molho de Alcaparras e Iogurte

 



Quem segue o blogue há já algum tempo saberá que sou fã de abóbora. Gosto de todas, mas tenho um carinho especial pela butternut. É tão macia e generosa no sabor que nos oferece, que se revela irresistível.

Ao fazer as compras da semana encontrei umas butternut pequeninas, amorosas que me deixaram logo com vontade de fazer algo em que a sua apresentação lhes mantivesse a sua forma maravilhosa.

Assim, deixo-vos uma sugestão que nos conquistou cá por casa. Podem servir como acompanhamento ou até mesmo como prato principal. O seu sabor e caramelização ao assar combinado com um molho "atrevido" e cheio de aromas (que adoro e podem usar para acompanhar um bom naco de carne grelhado), que casa perfeitamente com uma boa colherada de iogurte que une todos os elementos, permite-nos um elemento à mesa diferente, fácil de confecionar e que é para repetir muitas e muitas vezes.

Inicialmente queria fazer uma gremolata, mas não encontrei salsa e já não tinha nenhuma, então saiu um molho e com coentros congelados, pois era a opção que tinha disponível em casa. 

Utilizei o hasselback (laminado) que é um método de cozimento no qual batatas ou outros ingredientes são cortados não completamente em camadas finas e uniformes, que podem ser recheadas ou cobertas com aromas adicionais.

Espero que gostem, experimentem aí por casa e partilhem comigo o que que acharam desta sugestão.




Ingredientes (6 pessoas, se for prato principal dará para 3):

3 abóboras butternut pequenas ou médias

2 clh. sopa de azeite extra virgem

Sal a gosto


Iogurte grego q.b. (usei simples sem tempero, mas poderão temperar com um pouco de sal, sumo de limão e pimenta moída na hora; ao usar simples, conduz os sabores naturalmente, deixando o tempero mais "atrevido" para o molho)


Molho de Alcaparras

4 clh. sopa de azeite extra virgem

2 clh. sopa de coentros congelados ou frescos bem picados (pode usar salsa)

2 clh. sopa de alcaparras escorridas e picadas

1 clh. chá de vinagre de maçã

2 clh. sopa de sumo de limão + raspa de metade do limão

1,5 clh. chá de alho em pó ou 2 dentes de alho picado miudinho

1 clh. sopa de flocos de côco

Sal e pimenta a gosto

1 pedaço do tamanho do polegar de malagueta vermelha comprida s/sementes e picada miudinho + um pouco para guarnecer


Modo de Preparação:

1. Pré-aqueça o forno a 220º.

2. Corte as abóboras ao meio no sentido vertical e retire-lhes as sementes (que poderá secar, temperar e levar a assar ao forno). Poderá descascá-las nesta etapa ou descasque-as depois de assarem um pouco...fica mais fácil ;)

3. Coloque as metades de abóbora, parte cortada para baixo, num tabuleiro de ir ao forno forrado com papel vegetal, salpique-as com sal e regue com azeite. Passados uns 15 minutos, retire-as e retire a casca nesta fase, se não o fizer antes de irem ao forno, tendo cuidado para não se queimar. Volte a colocar o tabuleiro no forno e deixe assar mais uns 10 a 15 minutos. Se usar abóboras maiores aumente o tempo.

4. Findo esse tempo, retire as abóboras do forno e faça incisões em cada uma delas, com cerca de 1 cm, não cortando as fatias até ao fim, de modo a obter um efeito de leque. Leve ao forno mais 15 a 20 min.

5. Entretanto prepare o molho adicionando todos os ingredientes numa taça. Envolva bem e tempere com sal e pimenta a gosto. Reserve.

6. Volte a tirar as abóboras do forno e regue com metade do molho que preparou e leve ao forno mais uns 5 minutos.

7. Sirva com o restante molho e uma boa colherada de iogurte, guarnecido com um malagueta picada e algumas folhas de tomilho e mais um pouco de sumo de limão.


Receita inspirada em modernfoodstories.com




Comentários

Enviar um comentário

Obrigada por visitar o blogue e pelo seu contributo. Volte sempre!

As mais vistas