Sopa de Grão, Courgette e Coentros

 


A sopa é um dos elementos essenciais de uma refeição, permitindo que fiquemos mais saciados e não abusemos dos outros pratos eventualmente mais ricos e mais calóricos. Para além disso, permite-nos fazer uma refeição mais leve, o que ao jantar é uma ótima opção, em conjugação com uma salada ou até uma torrada com ovo escalfado.

Ao jantar principalmente nunca falta o prato de sopa a abrir a refeição cá por casa. Não a dispensamos, por isso hoje deixo-vos esta sopa que faço e gostamos muito cá em casa, de simples preparação, mas carregadinha de sabor.

Que tenham uma boa semana!



Ingredientes (8 a 10 porções):

1 cebola média cortada aos quartos

2 courgettes 

1 folha de louro

2 clh. chá alho em pó ou 3 ou 4 dentes de alho picados

Meia clh. sopa de cominhos em pó

Sal e pimenta a gosto

Azeite q.b.

1kg de grão cozido

1 "mão" bem generosa de coentros frescos + para guarnecer

Cerca de 2 a 2,5L de caldo de legumes ou galinha caseiro (pode usar água)

Meio limão pequeno (sumo) + um pouco para regar ao servir

5 ou 6 fatias de bacon


Modo de Preparação:

1. Leve a cebola descascada e cortada em quartos a um tacho com azeite. Deixe refogar um pouco. Adicione o sal, pimenta, alho em pó, os cominhos e folha de louro. Envolva.

2. Acrescente as courgettes bem lavadas e com a casca cortadas aos cubos. Envolva. Deixe cozinhar um pouco.

3. De seguida adicione o grão e os coentros. Envolva e cozinhe um pouco.

4. Depois acrescente o caldo ou a água e o sumo de meio limão. Deixe levantar fervura, baixando depois o lume. Coloque a tampa e deixe cozinhar em lume brando até que a courgette se apresente cozinhada e a sopa apure os sabores (cerca de 30 minutos). 

5. Entretanto prepare o bacon colocando as fatias numa frigideira anti-aderente com água a cobrir as mesmas. Deixe cozinhar até que o bacon fique estaladiço ou mais firme. Vá acrescentando um pouco de água se necessário. Pode fazê-lo usando um pouco de azeite ao invés da água. Quando pronto corte as fatias em pedaços pequenos e reserve.

6. Cozinhada a sopa, retire a folha de louro e triture com a ajuda da varinha mágica. Verifique se necessita acrescentar um pouco de caldo. Se sim, cozinhe mais alguns minutos até levantar fervura novamente. Retifique temperos e está pronta a servir.

7. Sirva a sopa guarnecida com pedacinhos de bacon, coentros picados e um fio de azeite e outro de sumo de limão.


Comentários

As mais vistas