Tarte de Maçã

 


Uma das minhas sobremesas preferidas é tarte de maçã. Há muito que não fazia uma. As saudades dos seus aromas já eram muitas. Queria fazer daquelas de há muito tempo, sem cremes ou outras formações, bem ao jeito tradicional, com camadas e camadas de maçã deliciosa, embaladas pelo sabor da canela e noz moscada.

Ao decidir fazer a tarte senti também saudades de pegar nos meus pincéis com que pinto os bolos e saudades de criar uma peça, uma sobremesa que nos ficasse na memória. Assim, este fim-de-semana houve tarte, houve pintura, houve ansiedade na espera de a degustar "mãe já se pode comer?".

Que saudades tinha de um fim-de-semana assim!

Espero que gostem da receita e se a experimentarem, enviem mensagem e digam o que acharam.

Que a semana que se aproxima seja repleta de conquistas e tempo de qualidade com os vossos!


Ingredientes (tarteira de 22 ou 24cm):

1500g de maçã (usei pink lady, mas poderão usar outras)

Sumo de limão q.b. (para envolver as fatias de maçã e não oxidarem e para sabor. usei cerca de meio limão)

1 chav. de açúcar mascavado claro

1 quarto de chav. de farinha T65

1 c. chá de canela moída

Meia c. chá de noz moscada

1 quarto de c. chá de mistura de especiarias (eu faço em casa com 1 c. sopa de cada - cravinho, canela e noz moscada)

1 quarto de c. chá de sal

Massa  (faça + meia dose para decoração):

(Podem usar massa quebrada de compra -2 bases, 3 se quiserem decorar)

200g de manteiga fria

1 gema

400g farinha T65

3 c. sopa de açúcar

2 a 3 c. sopa água

1 ovo e 1 clh. sopa de água para pincelar


Modo de Preparação:

1. Para a massa, numa taça ou processador, junte a farinha, açúcar e manteiga e misture até fazer uma espécie de migalhas. 

2. Depois adicione a gema e água e amasse ou processe até obter uma massa coesa. Se necessário pode adicionar um pouco mais de água. 

3. Depois divida a massa em dois e forme um retângulo de cada porção. Envolva em papel aderente e leve ao frigorífico pelo menos 20 a 30 min.

4. Entretanto lave bem as maças, parta ao meio e retire os centros (caroços). Não retiro a casca, mas poderá fazê-lo. Depois fatie a maçã em fatias finas com a faca ou mandolina e coloque tudo numa taça. Vá regando com o sumo de limão para que não oxidem enquanto termina. 

5. Adicione depois os restantes ingredientes e envolva bem as fatias de maçã. Reserve.

6. Prepare a tarteira e forre com papel vegetal. Depois retire os discos de massa do frigorífico. Com a ajuda de um rolo de cozinha e na bancada enfarinhada forme dois círculos de massa. Um deles coloque na tarteira e pique ligeiramente com a ajuda de um garfo. 

7. Depois disponha o recheio de maçã na tarteira e nivele para que a camada fique direita e não muito mais alta no centro. Por fim coloque a outra base por cima e faça um corte em cruz no centro para saída de vapor e pressione os lados para que adiram à massa da base. Pincele a tarte com o ovo batido com água e leve ao forno pré-aquecido a 180º cerca de 30 a 40 min. ou até que a massa se apresente cozinhada.

Notas: Caso pretenda decorar a tarte poderá optar por cortar em tiras o círculo de massa que preparou para o topo e entrançar algumas tiras, dispondo-as na tarteira. 

Outra opção é preparar mais dose de massa, prepará-la da mesa forma, estendê-la com a ajuda do rolo de massa e depois recortar os elementos que determinar. Para esta optei por fazer um pássaro, uma borboleta, folhas e troncos de arbustos. Para pintar utilizei pincéis de pastelaria e corante alimentar (pó) diluído em vodka.

Mais simples em decoração ou mais elaborada o certo é que deve experimentar esta deliciosa tarte, que é um hino à conjugação de maçã, canela e noz moscada.

Acompanhe a tarte com gelado de baunilha, regado com mel ou caramelo salgado...Ui! É de comer e chorar por mais.













 



Comentários

As mais vistas