Caril de Banana Pão

 


A semana passada optei por trazer da mercearia banana pão. Este é um ingrediente com ótimas propriedades, tendo baixo teor de gordura e sendo uma boa fonte de potássio, vitaminas A, C e do complexo B e outros tantos benefícios.

Entre pão de banana, banana panada, assada ou frita e outras possibilidades acabei por optar por um caril simples. Desta vez não fiz a pasta e vali-me do caril em pó, bem como do desenvolvimento de sabores dos ingredientes, combinando alguns dos ingredientes assados primeiro. O certo é que o resultado agradou, até aos menos adeptos de caril cá de casa: o marido e o mais novo. Foi comer e comer. E que bom que ficou.

Usei a banana pão verde, pelo que o seu sabor não é tão adocicado quanto a mais madura, bem como mantêm alguma textura após cozinhada (o que me agrada bastante).

Aqui vai a receita!


Ingredientes (4 a 6 porções):

2 bananas pão

1 cebola média picada

3 dentes de alho picado

1 mão generosa de coentros frescos picados + para polvilhar no final

1 pedaço de gengibre do tamanho de metade de um dedo polegar

1 talo de aipo picado miudinho

3 clh. sopa de caril em pó

Sal q.b.

Flocos de chilli q.b.

1 limão (sumo)

1 cacho de uva preta

3 courgettes picada aos cubos

2 pimentos vermelhos (1 cortado aos cubos, outro às tiras)

1 haste de alecrim

400ml de leite de coco

1,5 medidas de água (usei a lata do leite de coco como medida)


Modo de Preparação:

1. Comece por assar as courgettes, o pimento aos cubos, as uvas e o alecrim. Coloque os ingredientes num tabuleiro de ir ao forno. Salpique com sal, pimenta e um fio de azeite. Leve ao forno pré-aquecido a 180º/200º até que se apresentem assados. Quando prontos, reserve.

2. Entretanto comece a preparar a base do caril. Num tacho coloque a cebola, o alho bem picado e azeite. Comece a refogar, entretanto adicione o aipo, gengibre, o caril em pó e os flocos de chilli. Tempere com sal. Envolva bem e deixe cozinhar, mexendo de vez em quando para não queimar, mas raspando o caramelizado que se for acumulando no fundo do tacho. Cozinhe cerca de 10 min.

3. De seguida adicione o outro pimento que cortou às tiras, os legumes assados e a banana pão cortada às rodelas. Reserve as uvas para envolver quando estiver quase pronto. Envolva bem e deixe cozinhar um pouco. Depois adicione o leite de coco, meia medida de água e o sumo de limão (o restante vai acrescentando conforme necessário). Retifique temperos. Deixe fervilhar e depois baixe o lume e deixe cozinhar e apurar sabores cerca de 30 a 40 min. Aos 20 min. adicione as uvas assadas e envolva. 

4. Quando pronto salpique com mais alguns flocos de chilli ou malagueta picada miudinho e coentros frescos. Sirva acompanhado de arroz basmati.






Comentários

As mais vistas