Eton Mess de Cereja e Suspiro de Chocolate Negro



E elas estão aí! As cerejas! Aquelas pequenas pérolas, de diferentes tons de vermelho (não encontramos por cá outras variedades), de sabor doce e levemente ácido, de polpa macia e suculenta, para além de ricas em vitaminas e antioxidantes, que nos lembram a cada momento que o Verão chegou e, com ele, um sem número de possibilidades de receitas que nos alegram até mesmo antes da primeira colherada.

O Eton Mess é uma sobremesa de origem inglesa, em que a combinação de morangos, suspiro e natas batidas. Eton devida à escola onde era servida, Mess pelo seu aspeto desconstruído. O certo é que a sua simplicidade conquista nos sabores e até pela rapidez com que pode ser preparada, se optarem por suspiro de compra (mas aí não sabem o que vão perder não fazendo este suspiro de chocolate negro 😉

A época das cerejas faz-me sempre lembrar de longos passeios por Portugal Continental, onde íamos encontrando vendedoras ao longo da estrada, com as suas cestas de cerejas, que tornavam paragem obrigatória a paragem em cada pedacinho de terra em que poisavam. 

Agora compro-as mesmo no mercado local da ilha e, sim, o preço não é muito amigo da carteira, mas valem cada euro gasto, confesso, pelo sabor e frescura que nos trouxe à mesa.

Hoje deixo-vos esta versão de Eton Mess, que poderão empratar em taças individuais como apresento aqui ou numa taça maior....O sabor, esse estará lá! Na sua simplicidade, mas também de forma firme e que fecha uma refeição de forma maravilhosa.






Ingredientes (6 taças individuais ou 1 taça grande):

Suspiro (com esta quantidade podem fazer 2 camadas de suspiro)
Todos os ingredientes devem estar à temperatura ambiente
4 claras de ovo L
Meia clh. de chá de vinagre branco
225g de açúcar
100g chocolate negro (70%) derretido e à temperatura ambiente

Chantilly
500ml de natas frescas gordas
5 clh. de sopa de açúcar em pó
raspa de limão q.b. ou aroma de baunilha (opcional)

Compota de cereja
600g de cerejas s/caroço + 100g picadas frescas
Meia limão sumo
150g açúcar (poderão mais a gosto)

Cacau ou chocolate em pó para polvilhar


Modo de Preparação:

1. Derreta o chocolate e deixe arrefecer até à temperatura ambiente. 

Suspiro
Pode preparar em jeito de pavlova ou em forma de suspiro.
2. Pré-aqueça o forno a 125º e prepare um tabuleiro forrado com papel vegetal.
3. Bata as claras e vinagre até começar a formar espuma. Aí comece a adicionar o açúcar gradualmente, até que o merengue se apresente com picos firmes e o açúcar se envolver totalmente e não sentir os seus grãos.
4. Nessa altura adicione o chocolate derretido, envolvendo cuidadosamente com a espátula. Envolva apenas algumas vezes para criar um efeito mesclado ou, em alternativa, envolva totalmente para um merengue mais escuro.
5. Espalhe o merengue no tabuleiro forrado com a ajuda de uma colher, formando dois círculos distintos (em jeito de pavlova) ou vá colocando colheradas para formar os suspiros.
6. Leve ao forno, baixando a temperatura para 100º. Cozinhe até que se apresentem firmes e não colarem nos dedos ao toque. Cerca de 60 a 70 min. para os discos. Deixe arrefecer no forno desligado, com a porta do forno entreaberta com uma colher de pau.

Compota de cereja
7. Lave bem as cerejas, retire-lhes o pé e caroço. Pique 100g ou mais se pretender e leve as restantes a um tacho médio, com o sumo de limão e açúcar. Cozinhe as cerejas até que se apresentem amolecidas. Nessa altura triture o preparado e deixe cozinhar até engrossar, mas sem a preocupação de fazer o ponto. Nessa altura retire e deixe arrefecer. Se quiser poderá preparar no dia anterior e guardar no frigorífico.

Chantilly
8. Batas as natas bem frescas com o açúcar. Poderá adicionar um pouco de raspa de limão ou aroma de baunilha. Quando atingir o ponto de chantilly, reserve no frigorífico até à montagem da sobremesa.

Empratamento
Em taças individuais ou taça maior, coloque uma camada de compota de cereja, outra camada com algumas cerejas picadas frescas, depois uma camada de pedaços de suspiro partido, camada de chantilly e depois pode repetir até terminar os ingredientes. Termine com alguns pedacinhos de suspiro, cerejas no topo e polvilhe com cacau.
AH! E se for só para adultos, adicione um pouco de rum (continuando a filosofia do gelado partilhado durante a semana) à camada de compota de cereja...Ui! É de comer e chorar por mais, mas eu sou suspeita. Façam, degustem e depois digam o que acharam.


Nota: Receita do suspiro inspirada em receita de Linda Lomelino.







Comentários

As mais vistas