Broa de Milho...Eu adoro! E vocês?


Tenho que vos confessar que sou uma apaixonada por pão (não devia talvez, porque a balança não se compadece dessa minha paixão). E se o adoro, o certo é que fazê-lo não fica nada atrás no sentimento que desperta.
Há qualquer coisa de especial em envolver a farinha e restantes ingredientes com as nossas mãos; amassar, desenvolver a massa até um ponto que vai permitir surgir um pão maravilhoso.
O cheiro que invade a cozinha e o calor ao abrir o forno e, ainda quente, barrá-lo com uma manteiga açoreana maravilhosa...ai, não tem preço!
Hoje deixo-vos uma sugestão de broa de milho para acompanhar um almoço, para confeção de alguns pratos ou até para um lanche.
Já havia tentado outras receitas, mas não ficava totalmente satisfeita, mas esta! Esta sim, nada como o tradicional no que toca a um pão tão tradicional.
Esta poderia ter ficado um pouco mais no forno, mas ficou uma delícia mesmo assim. A fazer lembrar o Norte do País! Até retirei da boca da minha comadre: "Parece mesmo a broa que como na terra do Zé". Há alguma coisa melhor do que despertar memórias a quem prova o que cozinhamos?!
Espero que gostem e que vos traga memórias, histórias, sorrisos!





INGREDIENTES (2 broas):

500G FARINHA MILHO BRANCA PENEIRADA

250G FARINHA CENTEIO INTEGRAL

FARINHA TRIGO Q.B. PARA LIGAR

1 C. SOPA MAL POUCO CHEIA DE SAL

20G FERMENTO PADEIRO FRESCO

300ML ÁGUA MORNA

400ML ÁGUA A FERVER

SÉMOLA DE MILHO Q.B. PARA POLVILHAR


Na Cuisine Companion
Na taça com o acessório amassar/triturar coloque os 400ml de água e programe Steam, com 10 min. para a água ferver.
Entretanto peneire a farinha de milho.
Quando a água ferver, adicione na taça a farinha de milho e programe Massas (pastry) P1. Findo o tempo, repita a programação para amassar bem. Retire o preparado para uma taça e deixe repousar 1h para arrefecer. Lave a taça.
Depois, passada essa hora, coloque novamente a farinha de milho arrefecida na taça. À parte dilua o sal e o fermento na água morna. E coloque na taça, onde tem a farinha de milho escaldada. Programe Massas (pastry) 2 vezes, novamente, i.e, os 2 min. 30 seg. + 2 min. 30 seg.
Em seguida, adicione a farinha de centeio e repita o programa anterior uma vez. Repita o P1 Pastry, mas apenas 1 min. 30 seg.
Retire da taça para um alguidar enfarinhado e trabalhe um pouco a massa, adicionando farinha de trigo para ligar. A massa deve ficar pegajosa e firme, mas não dura.
Cubra a massa com farinha e faça uma cruz no meio.
Tape o recipiente com um pano e deixe levedar 1h. Pode aquecer o forno a 50 graus enquanto prepara a massa, desliga e põe a massa a levedar no forno. Ficará pronta quando apresentar ranhuras na superfície.
Quando levedada, divida em 2 porções. Vai ao forno polvilhada de farinha e sémola de milho.

Modo Tradicional
Num tacho coloque os 400ml de água e deixe ferver.
Entretanto peneire a farinha de milho.
Quando a água ferver, adicione a farinha de milho e misture a farinha de milho misturando bem com uma colher de pau. Se suportar o calor trabalhe um pouco com as mãos para amassar bem. Deixe o preparado no tacho e deixe repousar 1h para arrefecer. 
Depois, passada essa hora, coloque a farinha de milho arrefecida num alguidar enfarinhado. À parte dilua o sal e o fermento na água morna. Adicione à farinha de milho escaldada. Amasse bem.
Em seguida, adicione a farinha de centeio e amasse novamente para incorporar bem. 
Trabalhe um pouco a massa, adicionando farinha de trigo para ligar. A massa deve ficar pegajosa e firme, mas não dura.
Cubra a massa com farinha e faça uma cruz no meio.
Tape o recipiente com um pano e deixe levedar 1h. Pode aquecer o forno a 50 graus enquanto prepara a massa, desliga e põe a massa a levedar no forno. Ficará pronta quando apresentar ranhuras na superfície.
Quando levedada, divida em 2 porções. Vai ao forno polvilhada de farinha e sémola de milho.

Ai que delícia!


Comentários

  1. Eu adoro broa de milho. Vou guardar a tua receita. beijinhos e bom fim de semana

    Convido-te a visitar o meu espaço.
    https://saboresdoninho.blogspot.pt/

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Broa é uma perdição para mim :) beijinhos e obrigada pela visita. Também vou acompanhando o teu blog 😋

      Eliminar
  2. Também adoro fazer pão em casa, no meu forno a lenha. No Inverno, todos os dias esse perfume maravilhoso invade a minha casa. No Verão tenho mais preguiça.
    Beijinhos

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Nunca tenho preguiça para um pãozinho 😂😂 Um forno de lenha é outra coisa. Adoro! Beijinhos

      Eliminar
  3. Amo broa... Engraçado qie só provei broa aqui na Lousã

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Olá Sandra! Também adoramos aqui por casa. Então a Lousã deu-lhe algo muito especial a provar :) Aventure-se e experimente fazer ! Vale mesmo a pena :) Beijinhos

      Eliminar
  4. Adoro pão de milho, mas é raro encontrar um que realmente me satisfaça. Tem que ser um bocadinho doce e ter a consistência certa. Costumo fazer pão na máquina mas ainda não me aventurei no pão de milho.

    ResponderEliminar
  5. Adoro broa e se fore para comer com sardinhas e caldo vexe ainda melhor adorei a tua rceita bjs

    ResponderEliminar

Enviar um comentário

Obrigada por visitar o blogue e pelo seu contributo. Volte sempre!

As mais vistas