Caril de Frango à Minha Moda...Queria fazer caril, não tinha todos os ingredientes...improvisei!


Já vos aconteceu quererem fazer um determinado prato e quando vão à despensa não têm todos os ingredientes ou falta um daqueles que é característico da receita que querem fazer? Várias vezes, calculo! Também me acontece diversas vezes e para não estar a sair de novo para o mercado...improviso!
Hoje o desejo para o almoço era caril de frango..."há tanto tempo que não fazes caril!". Estava a arranjar frango para outra receita, que vos hei-de mostrar depois, e como tinha dois frangos, obviamente, apeteceu-me logo satisfazer este desconsolo da família.
Frango - check!; temperos - check, menos os coentros frescos que gosto de utilizar; leite de coco - em falta! Até o arroz Basmati estava em falta (e tão apreciado que é cá em casa). Mas como não me dou por vencida facilmente assaltei a prateleira das natas e do coco ralado...E lá consegui "matar o desconsolo" do marido com um caril "à minha moda" que não se saiu nada mal. E assim lá se "deu um saltinho" à Índia, com um pé na Terceira!
Sabe bem mimar a família, não sabe? Experimentem a receita e digam o que acharam.
Bom resto de Domingo!


Ingredientes (4 a 6 pessoas):
1 frango 1,5 Kg.
1 cebola grande ou 2 médias
1 dente alho 
1 maçã 
2 c. sopa coco ralado
200 ml natas
150 ml água
Sal e pimenta a gosto
Coentros secos, cominhos, gengibre (1c. chá rasa)
2 bagas cardamomo
1 c. café noz moscada
2 a 3 c. sopa caril em pó
40 ml. azeite

Modo Tradicional
Tempere o frango com todos os temperos mencionados, exceto o caril em pó que adicionará mais tarde. Depois corte a cebola em cubos pequenos e esmague o dente de alho. Refogue e quando a cebola estiver translúcida adicione a maçã cortada aos cubos pequenos. 
Deixe quebrar um pouco a maçã e entretanto adicione o frango. Deixe alourar mexendo de vez em quando. Quando o frango tiver uma cor alourada, adicione a água e o coco ralado e caril em pó. Verifique o tempero. 
Deixe cozinhar por cerca de 30 a 40 min. em lume baixo para permitir que o sabor impregne bem, ou até verificar que o frango está bem cozinhado. Aí misture as natas, mexa bem para incorporar e deixe cozinhar por mais 5 a 10 min.
E está pronto!

Sirva acompanhado de um arroz basmati ou, se como eu hoje não tiver, cuzcuz ou outro tipo de arroz. Bom apetite!

Na Cuisine Companion
Proceda de modo igual. Poderá picar os ingredientes na taça com o acessório ultrablade, na vel. 12 até que tenham o tamanho pretendido.
Para refogar utilize o misturador, Slow Cook, P1.
Para cozinhar o frango e incorporar as natas, Slow Cook, P2, com o mesmo acessório.






Comentários

  1. Por vezes temos mesmo que improvisar. Gostei imenso das substituições e ficou com um aspecto fantástico. beijinhos e uma óptima semana

    https://saboresdoninho.blogspot.pt/

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Obrigada! Pois temos. Não me apetecia mesmo sair de propósito para comprar o que faltava. Beijinhos e um boa semana para ti também. Vou dar uma espreitadela nas iguarias do teu cantinho :)

      Eliminar

Enviar um comentário

Obrigada por visitar o blogue e pelo seu contributo. Volte sempre!

As mais vistas