Mini Focaccias de Tofu, espinafre e Tomate...a experimentar a cozinha vegetariana


Como em qualquer casa, também por aqui, se faz a tão importante gestão das refeições e orçamento. Pelo que a nossa filosofia, como em muitos lares, é de que nada se deita fora ou desperdiça, tudo se transforma ou reinventa.
Como esta semana tinha aberto uma embalagem de tofu que tinha de ser utilizada, alguns tomates cereja e espinafres, decidi fazer um clássico italiano, a Focaccia, em versão mini (que ficou muito mimosa!). Resultou numa versão ótima para levar para um lanche ao ar livre (tão apetecível com este bom tempo), para crescidos e miúdos, ou até mesmo para fazer uma refeição rápida, acompanhada de salada e uma água aromática.
Aliada à minha habitual filosofia do não desperdiçar nada, o fato de ter arrancado com este projeto, que tanto prazer me tem dado fazer, a responsabilidade de estudar, aprofundar conhecimentos e experimentar cozinhas menos habituais até agora, faz-se ainda mais presente, pois será motivo de muita alegria que esta cozinha seja uma cozinha para todos, independentemente das suas opções em termos alimentares e filosofia gastronómica e de vida. Então, lá sigo eu, esperando não gorar expetativas, arriscando, experimentando sabores, na esperança que possam vir a fazer parte das vossas refeições e convívios.
Espero que gostem dessa sugestão que teve a ajuda maravilhosa do meu sous-chef mais pequenino na preparação da massa!
Bom apetite!


Ingredientes (cerca de 24 unidades):

Massa
500g farinha s/fermento                        

6g fermento seco ou 12g fresco
2 c. sopa azeite
310g água morna
Sal a gosto
1 pitada de açucar

Recheio
200g tofu
2 c. sopa pesto (receita utilizada na omelete de claras e seitan, no blogue)
1 c. chá manjericão seco
sal a gosto
13 tomates cereja cortados ao meio
24 folhas pequenas/médias de espinafre (poderá usar outra)
Sementes de sésamo

Modo Tradicional e na Cuisine Companion
Comece por preparar a massa do pão por colocar a farinha num alguidar deixando o centro livre. Aí coloque os restantes ingredientes e trabalhe a massa. Seja generosa(o) no sal para contrastar com o recheio. Essa fica ligeiramente pegajosa. Não deverá ficar muito seca ou pesada. Tape o alguidar com papel aderente e deixe repousar cerca de 40 min. a 1h ou até dobrar de volume.
Na Cuisine Companion, coloque os ingredientes todos na taça, com o acessório amassar/triturar e programe Pastry P1 e deixe levedar na taça.
Enquanto a massa leveda comece a preparar o recheio. Triture o tofu com um garfo e adicione os restante ingredientes, exceto o tomate, espinafre e sementes de sésamo. Misture bem e reserve.
Lave e corte ao meio os tomates. Lave as folhas de espinafre e reserve.
Pré-aqueça o forno a 180º.
Quando a massa estiver pronta, trabalhe mais um pouco e divida em pequenas bolas (24). Unte uma forma de cupcakes (utilizei 2 para 12 cupcakes). Unte com desmoldante ou utilize papel vegetal.
Molde as bolas de massa nas formas, como se fossem pequenos cestos. Recheie cada um deles generosamente com a mistura de tofu, 1 folha de espinafre e meio tomate cereja, com sementes de sésamo por cima.
Leve ao forno na mesma temperatura, até as focaccia ficarem douradas.







Comentários

  1. De facto ter um blog, por vezes requer sairmos da nossa área do conforto e estudarmos, descobrir novos mundos gastronómicos. O meu blog tal como o teu é um recém-nascido e também tenho tido a necessidade de ajustar as comidas para todos os gostos. Aprofundar os conhecimentos. Gostei imenso desta sugestão. beijinhos e boa sorte nesta caminhada. As tuas fotografias são sempre muito elegantes. beijinhos e bom fim de semana

    https://saboresdoninho.blogspot.pt/

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Obrigada Sabores do Ninho! É bom ter-te por aqui e visitar a tua cozinha também. Gosto imenso de experimentar, criar na cozinha. E sigamos em frente nestes nossos projetos. Tudo de bom para o teu cantinho culinário! Beijinhos

      Eliminar

Enviar um comentário

Obrigada por visitar o blogue e pelo seu contributo. Volte sempre!

As mais vistas