Ovo Cozido a Sessenta e Cinco Graus...Macio, cor vibrante e um conforto ao final do dia!


E esta semana tem sido uma semana bem cheia de trabalho. Logo, qual a necessidade? Rentabilizar o tempo, para conseguirmos jantar a horas "decentes" (os miúdos, esses comem à hora certa, porque as rotinas são reguladoras!). 
O horário da refeição pedia um prato mais ligeiro. E como já devem ter notado, não dispenso sabor e cor nem que seja à meia-noite, pelo que, enquanto preparei o tahine e um pão de atum, deixei-me levar pela maravilhosa cozedura a baixa temperatura de ovos de galinha. 
Foi a primeira vez que o fiz e optei por fazer um ovo bem cozido, com gema cremosa, mas consistente, de modo a não correr riscos da cozedura não ficar bem e jantar de madrugada. Cozinharam a 65º durante 1h30m. Valeu a pena, deixem que vos diga! Da próxima não me escapa a experiência de conseguir uma gema líquida ao cortar.
O cozinhar o ovo dessa forma permite que a sua textura ganhe uma cremosidade que conforta o palato a cada dentada, enquanto namoramos a maravilhosa cor de uma gema laranja e vibrante...Nos próximos dias falar-vos-ei melhor desta forma de cozinhar que, para mim, é uma paixão.
Acompanhei com uma salada de rúcula e hortelã, com azeite e polvilhado de açaflor. Para o toque de textura, e também por gula, fiz uns pães de atum (menos saudável, é certo, mas uma garfada de todos os componentes foram de um conforto extenuante).

Porque os ovos são uma presença assídua nas nossas casas, deixo-vos essa sugestão que espero que gostem...



Ingredientes:
Nº de ovos adequados ao número de pessoas para a refeição,
Rúcula
Hortelã
Sal e açaflor a gosto
Azeite q.b.

O ovo foi cozinhado numa máquina de sous-vide, num banho de água a 65º, durante 1h30.
Poderá experimentar colocar no forno elétrico um pirex com água, os ovos e programar 65º (não o testei).
Na Cuisine Companion poderá fazer o mesmo. Vou testar hoje para fazer uma atualização do post e dar alternativas ao uso do equipamento específico de sous-vide para o caso dos ovos.








Comentários

  1. Não conhecia esta máquina. Já estive a pesquisar e é bastante interessante. Esses ovos, estão fantásticos. beijinhos

    https://saboresdoninho.blogspot.pt/

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Obrigada Sabores do Ninho. Os sabores ficam uma maravilha :) Beijinhos

      Eliminar

Enviar um comentário

Obrigada por visitar o blogue e pelo seu contributo. Volte sempre!

As mais vistas