Tahine...Para quê comprar se posso fazer em casa?!



Se há experiências que gosto, são aquelas em que faço alguns dos produtos que, muitas vezes se compram já feitos, como o pão, os iogurtes, maionese. Não concordam que é uma maravilha poder fazê-los, "pôr a mão na massa", sabendo o que levam, sem conservantes e controlando a sua produção?
Hoje foi o dia de experimentar o tahine, uma pasta de sésamo oriunda da gastronomia do Médio Oriente e que poderá acompanhar alguns pratos como o kebab, falafel, e adicionando alguns condimentos (alho, limão...), pode servir por si só como molho. 
Esta é uma pasta rica em cálcio e proteínas, sendo uma boa alternativa à manteiga de amendoim. Da pesquisa que fiz optei por prepará-la de forma simples, dado que conservada num frasco hermético dura meses. Assim vou utilizando e temperando de acordo com o que for fazendo. Já estou com ideias!!!

Em suma, para quê comprar se posso fazer em casa?


Ingredientes:
300g de sementes de sésamo brancas
5 c. sopa azeite (poderá utilizar água), mais se necessário
Sal a gosto (opcional)

Torre ligeiramente as sementes no forno ou frigideira, mexendo frequentemente de modo a que não torrem demais e o tahine fique com gosto acre.
Deixe arrefecer e, em seguida, num processador, triture as sementes junto com os restantes ingredientes. Leva algum tempo a triturar, cerca de 15 min. (vá fazendo paragens no robot de modo que não esforce o motor). A textura é pastosa, consistente tipo manteiga de amendoim.
Na Cuisine Companion, coloque a lâmina ultrablade na taça e na vel. 12 vá triturando, programando de 5 em 5 min., até atingir a consistência desejada.
Se for necessário acrescente um pouco de azeite ou água.
Reserve o tahine num frasco esterilizado.
Poderá utilizá-lo para preparar húmus, como complemento em sandes ou a acompanhar falafel, por exemplo. Poderá então temperar o tahine.

Bom apetite!






Comentários

  1. Gostei da sugestão. Não por ser algo que consuma, nem nunca experimentei. No entanto, já vi algumas receitas, que são do meu agrado que utilizam esta pasta, mas com sementes de sésamo pretas. Obrigada pela partilha. beijinhos

    https://saboresdoninho.blogspot.pt/

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Obrigada Sabores do Ninho 😊 Também me pareceu tão simples e, como tu, quero usar a pasta em algumas receitas. Beijinhos 😘

      Eliminar
  2. Tão fácil de fazer que vou ter que experimentar ;)
    Obrigada pela sugestão
    Beijoquinhas

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Obrigada eu Cristina pela visita!
      Também ao pesquisar fez-me todo o sentido fazer em casa, até porque quero utilizar noutra receita ;) Beijinhos

      Eliminar
  3. Tem um óptimo aspecto vou fazer 😉 obrigado pela sugestão simples e prática ❤

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Obrigada Sónia! Fiz com as maravilhosas sementes que enviaste :) Beijinhos grandes <3

      Eliminar
  4. É mais simples fazer do que eu pensava!
    Adorei a sugestão!
    Beijinhos.

    https://opecadomoraemcasa.blogspot.pt/

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Não custa nada. É só ter cuidado no torrar as sementes para não ficar o tahine amargo, se estas torrarem demais. De resto, o processador faz ;)
      Beijinhos

      Eliminar

Enviar um comentário

Obrigada por visitar o blogue e pelo seu contributo. Volte sempre!

As mais vistas