Tomate cereja escondido em ricotta, espinafre e bacon com crocante de tofu...uma entrada suculenta!



Mais um desafio, mais uma receita criada...
O grupo de culinária onde participo, esta semana, lançou um desafio aos seus elementos: confecionar receitas em que o tomate seja a estrela. Fiquei maravilhada, pois adoro tomate, pelo sabor, pela cor, pela versatilidade. Mas não o queria fazer na tradicional sopa ou salada, queria algo diferente. 
Escolhi logo o tomate cereja, dos meus preferidos! E que bem que ele se portou nesta entrada ou refeição leve. Eu também fiz de tudo para que o seu sabor não saísse desvirtuado e deixasse de ser a estrela. Penso que o consegui.
Querendo que ele ficasse no centro das atenções, todos os restantes ingrediente foram colocados à sua volta, primeiro uma camada de ricotta com coentros e manjericão seco, depois folhas de espinafre e, em seguida, para que ficasse envolvido de forma segura, fatias de bacon (que poderão ser substituídas por couve roxa, por exemplo, se não quiser usar carnes fumadas). Foi cozido a vapor e confortavelmente posicionado numa cama de puré de batata, com tofu salteado em azeite para ter um elemento crocante e que liga muito bem.
Que belo fim de tarde tivemos!

Espero que gostem e que este prato venha a fazer parte das vossas ementas.



Ingredientes (para 6 unidades)
6 tomates cereja (dos maiores)
100g ricotta
15g coentros
Manjericão seco a gosto (poderá usar fresco)
Sal e pimenta a gosto
Folhas de espinafre q.b. 
18 fatias de bacon
70g tofu
Azeite q.b.
Manteiga q.b.
500g batata

Modo Tradicional e na Cuisine Companion
Lave os tomates e folhas de espinafre (cerca de 4 por tomate) e reserve. Descasque as batatas e coloque a cozer. 
Prepare o ricotta com os coentros picados, manjericão, sal e pimenta, misturando tudo muito bem.
Em seguida (a fase que necessita mais cuidado para conseguir uma boa camada a envolver o tomate) com a ajuda de uma colher vá dispondo queijo a toda a volta do tomate, ajeitando de modo que o envolva todo. Depois adicione as folhas de espinafre colocando a toda a volta também. Prenda com um palito enquanto prepara as fatias de bacon. Coloque numa tábua duas fatias de bacon em X e outra na vertical, colocando depois o tomate que envolveu no centro e vá embrulhando o mesmo nas fatias de bacon. Prenda com o palito, que entretanto retirou, para colocar a camada de bacon. 
Depois envolva cada trouxa de tomate escondido em papel aderente para altas temperaturas e feche com um nó como se fosse um saco, apertando bem. 
Leve num cesto a cozer a vapor durante 20 min. 
Enquanto o tomate está a cozer a vapor, triture a batata cozida, adicionando manteiga e noz moscada. Reserve.
Corte o tofu em cubos e aloure num pouco de azeite e reserve.
No final, deixe arrefecer o suficiente para retirar o envólucro de papel aderente e aloure em manteiga levemente.
Sirva o tomate escondido distribuído em cima do puré de batata e com os cubos de tofu crocante.

Na Cuisine Companion, coza as batatas a vapor por 30 min, 100º no cesto. Terá de fazer o puré, antes de colocar os tomates a cozer. Despeje a água da taça, coloque a batata e triture na vel. 12, 1min com a manteiga e noz moscada, retire da taça e reserve. Entretanto coloque 700ml de água na taça, os tomates escondidos no cesto e leve a cozer a vapor, programa Steam, P1.

Bom apetite!




Comentários

As mais vistas