Tulipa de Chocolate com Merengue e Pasta de Coco, Lima, Romã e Chia, com Gelatina de Lima, Romã e Tomilho




E se hoje o almoço foi rápido, já a sobremesa exigiu mais tempo e planeamento...Mas como gosto de criar! Pensar um prato! Ingredientes a combinar e quais quero que se destaquem e como os quero homenagear no empratamento. E depois poder presentear aqueles que amo...
Comecei a fazer nascer este sobremesa há dois dias atrás, quando no grupo de culinária que participo lançaram um desafio semanal com o tema chocolate. Pensando como inovar, decidi quase instantaneamente que os ingredientes que iria fazer sobressair com o chocolate seria a romã, o coco e a lima, com um toque de tomilho envolto numa gelatina de lima, para confundir o palato, fazer pensar...Ainda bem que o fiz, pois ficou maravilhoso regada com chocolate!
A romã pelo seu sabor, cor e história. Fruto milenar, oriundo da Grécia, Síria e Centro Oriente. Fruto de referência bíblica e que, para mim, tem um significado especial por representar a instituição onde trabalho. 
Para acompanhar o seu sabor, queria algo atrevido, ácido, como a lima sabe ser extraordinariamente. E na junção destes...o crocante coco.
E assim, ingrediente a ingrediente, nasceu esta tulipa de chocolate, de tons dourados a acompanhar um séquito tão especial!
Que esta tulipa traga um sorriso ao vosso rosto e vos alegre o dia!

Deixo-vos a receita amanhã, pois hoje o soninho já espreita! Até amanhã.






Ingredientes (6 a 8 tulipas):

Tulipas
200g chocolate em pastilhas ou barra

Merengue tipo suiço
3 claras (temperatura ambiente)
9 c. sopa de açúcar 
1 c. sobremesa de vinagre ou 6 gotas de sumo de limão
Aroma baunilha q.b.
Balões de água para formar as tulipas

Pasta de Coco
200g leite de coco
2c. sopa sementes de chia (deve hidratá-las durante 10 min. antes)
2 limas (raspa)
Bagos de romã a gosto
1 c. sopa de sumo lima

Gelatina de tomilho e romã
150ml água
1 c. sopa açúcar
Sumo de lima a gosto
5g Gelatina Neutra em pó
Bagos romã q.b.
Folhas de tomilho q.b.

Ganache
100g chocolate em pastilhas
100ml natas 

Na Cuisine Companion
Comece por encher os balões. Reserve enquanto trabalha o chocolate.
Prepare um tabuleiro coberto com papel vegetal para levar as tulipas ao frigorífico a solidificar o chocolate.
Para preparar as tulipas coloque as 200g chocolate (usei de leite) na taça, com o acessório triturar/amassar, 45º, vel. 2, 6 min. Depois retire para um recipiente. 
Vá mexendo até que a temperatura baixe para 25º. Depois dê-lhe só um bocadinho de calor de banho maria de modo que vá aos 29 ou 30º. Embora possa apenas deixá-lo arrefecer e resultará. A diferença é apenas no brilho e no fato de não ficar tão estaladiço ao partir.
Em seguida passe farinha pelos balões e mergulhe-os no recipiente onde tem o chocolate, de modo a que cubram um pouco mais de metade do balão e em viés, i.e., um lado do balão fica coberto acima do que está coberto no outro lado.
Depois passe a parte de tarde de uma colher de baixo para cima no balão de modo a moldar as pétalas. Faça-o a toda a volta. 
Posteriormente coloque um pouco de chocolate no tabuleiro (a fazer suporte para a tulipa), deixe solidificar um pouco e coloque a tulipa de pé de forma a que não caia.
Repita até que termine o chocolate.
Leve ao frigorífico até que solidifique.
Lave a taça.
Depois passe ao merengue. Deverá preparar um merengue tipo suiço de modo a que possa ser ingerido sem assar ou queimar.
Coloque todos os ingredientes na taça, certificando-se que está seca e sem vestígios de gordura, vel. 7, 10 min., 50º.
Retire da taça e reserve.
Para a pasta de côco, bata com uma espátula o leite de côco e adicione os restantes ingredientes (atenção hidrate as sementes de chia antes como referido nos ingredientes). Reserve.
Para a gelatina ferva a água com o açúcar e um raminho de tomilho num tacho. Retire o tomilho. Quando ferver adicione a gelatina neutra que dissolveu nos 25 ml água. Adicione o açúcar. Coloque a gelatina depois numa forma de chocolates, dispondo tomilho e bagos de romão em cada orifício. Leve ao frigorífico para solidificar ou congelador se quiser apressar um pouco o processo.
Para a ganache aqueça as natas no microondas, depois adicione o chocolate e mexa até dissolver.
Aguarde que os elementos que necessitam solidificar e depois é empratar!
Retire as tulipas do frigorífico e com a ajuda de um alfinete rebente os balões. Retire-os, certificando-se que não ficou nenhum pedacinho dentro da tulipa.
Depois com a ajuda de um bico de pasteleiro faça uma camada de merengue, pasta de coco, novamente outra camada de merengue e por fim uma esfera de gelatina. Disponha no prato e espalhe um pouco de coco no prato, bagos de romã e esferas de gelatina e merengue.
Se tiver spray dourado comestível poderá borrifar, antes de colocar no prato, as tulipas.

Modo Tradicional
Proceda como descrito acima, mas usando o tacho e batedeira para o merengue.
Derreta o chocolate em banho-maria. Se tiver termómetro respeite as temperaturas acima mencionadas, caso não tenha, a sobremesa funciona na mesma, apenas poderá não atingir a temperagem do chocolate que lhe dá o efeito estaladiço.
Depois de derreter o chocolate deixe-o arrefecer um bocado, de modo a estar preparado para formar as tulipas.
Para o merengue, leve as claras e restantes ingredientes ao lume em banho-maria até atingir uma temperatura baixa, cerca dos 50º (como se tratasse de um frasco quente ou biberão), mexendo para dissolver o açúcar. Depois transfira para a taça da batedeira, certificando que está bem seca e sem gordura e bata as claras até que fique um merengue com pico firme aos levantar as pás da batedeira.
Se o quiser fazer a "preceito", deverá levar o acúcar ao lume com um pouco de água até fazer uma calda com 115º. Entretanto comece a bater as claras e quando começarem a ficar montadas adicione muito lentamente a calda de açúcar em fio. O merengue deverá bater até que arrefeça a temperatura.
O restante prepare do mesmo modo.
Bom apetite!

Nota: Ao invés de tulipas poderá usar formas de silicone de semi-esferas ou outras formas.


Comentários

  1. Olá Sara! Esta sobremesa ficou absolutamente deslumbrante! E a combinação de sabores deve ser deliciosa. Amei!

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Olá Marta! Muito obrigada minha querida :) Confesso que esta receita me deixa sempre com os olhos a brilhar, de tanto que gosto dela.
      Os sabores resultaram maravilhosamente. Que bom que gostaste.
      Beijinho grande <3

      Eliminar
  2. Parou tudo.
    Sara my god o que é isto
    Agora não posso jantar em execução...mas assim que puder vou parar e dar minha atenção por completo a estás maravilhosa tulipas.
    Parabéns lindo lindo lindo.
    Beijo
    Elsa

    ResponderEliminar

Enviar um comentário

Obrigada por visitar o blogue e pelo seu contributo. Volte sempre!

As mais vistas