Couve Roxa Recheada com Cenoura, Bacon e Queijo...Colorida, Crocante, de Sabor Apaixonante e Económica!


A couve é um dos legumes mais antigos que se conhecem, tendo chegado da Ásia à Europa em 600 a.c. Há quanto tempo este legume maravilhoso acompanha a nossa alimentação, sendo a Rússia um dos países com maior consumo de couve.
Este é um legume com claros benefícios para a saúde, rico em vitamina K e vitamina C. E estas são apenas dois dos seus componentes. Para além disso, é pobre em gorduras (excelente, não?) e rica em fibras. 
Cá em casa é um legume muito apreciado pelos meus pequenotes!
Esta semana ao chegar ao hipermercado, e dirigindo-me à zona dos frescos, vi logo um cesto com umas couves roxas, pequeninas, lindas e imaginei-as automaticamente num prato. Mas não as queria na forma de tradicional salada, queria que se apresentassem como as estava a ver, com aquela cor e tamanho maravilhoso. E, ali na zona dos frescos do hipermercado, decidi fazê-la recheada de cenoura, bacon e queijo. Compras feitas. E lá vim para casa muito entusiasmada com esta experiência para fazer.
Ao preparar o prato imaginei-o como se de uma salada se tratasse. Queria o crocante da couve presente em contraste com a cremosidade do queijo. Os tempos de cozedura controlados foram essenciais...E resultou tão bem! 
Poderá servir esta refeição, fácil de fazer e muito económica, como entrada ou prato principal. Brilhará de qualquer forma e por pouco mais de 2,50€. Maravilha, não acham? Sabor, Cor e Economia à mesa!

Espero que gostem!



Ingredientes:                                      

4 couves roxas pequenas
2 cenouras
4 a 6 fatias de queijo
4 a 6 fatias de bacon
Queijo parmesão para polvilhar


Comece por lavar os legumes. 
Descasque as cenouras e com a ajuda de um ralador, rale em fita e reserve.
Coza as couves a vapor na panela de pressão se tiver (cozi-as na Cookeo por 5 min.). Se não utilize o tacho, mas não permitindo que a couve coza em demasia. Apenas o suficiente para conseguir abrir as folhas sem a desmanchar. Coza-as com sal, tomilho e hortelã pimenta dispostas por cima das couves.
Enquanto cozem corte o bacon e queijo fatiado em quadrados pequenos e algumas fitas de cenoura, de modo a que possam ser colocados entre a folhagem da couve.
Quando a couve estiver pronta, deixe arrefecer um pouco de modo a que possa manejá-la sem se queimar.
Entretanto coza ligeiramente algumas das fitas de cenoura para a guarnição.
Abra cuidadosamente cada folha, de fora para dentro, até chegar ao centro. Aí vá preenchendo o espaço entre cada folha com um quadrado de cenoura, bacon e queijo. Vá fechando as folhas e repita até terminar e a couve estar fechada.
Embrulhe a couve em papel de alumínio e leve ao forno pré-aquecido a 180º por 10 min. A couve não deverá ficar demasiado cozida, de modo a manter as suas características crocantes.
Sirva polvilhada de queijo parmesão, cenoura e um fio de azeite.
Poderá servir este prato frio ou quente.

Bom apetite e delicie-se pois é uma delícia!










Comentários

  1. Que receita extraordinária. É um trabalho bastante minucioso. Parabéns. beijinhos e bom fim de semana

    https://saboresdoninho.blogspot.pt/

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Obrigada! 😙 As couves eram tão bonitas que tinha que fazer algo em que ficassem inteiras ☺😙 beijinhos

      Eliminar

Enviar um comentário

Obrigada por visitar o blogue e pelo seu contributo. Volte sempre!

As mais vistas