Cupcakes de Malagueta Caramelizada com Chantilly de Baunilha...Como adoro criar!



A ideia desta receita nasceu há umas semanas atrás quando, ao fazer as compras da semana, me deparei com uma caixa de malaguetas do Quénia. Olhei para aquela caixa, e pensei: "levo, não levo, devem ser bem picantes!". Deixei a caixa atrás e continuei as compras, mas as benditas malaguetas continuaram no meu pensamento...e, enquanto caminhava pelos corredores, começou a nascer a ideia de tentar fazer algo doce com elas! Voltei atrás à zona dos frescos; caixinha para o carro de compras e lá segui eu.
Cheguei a casa já tarde e, nesse dia, deixei-as descansar no frigorífico, pensando que no dia seguinte não me escapariam.
Acordei no dia seguinte, um Domingo, com vontade de começar a trabalhá-las. Decidi então fazê-las caramelizadas, mas queria provocá-las com uma marinada agridoce. Lavei-as e envolvi-as, cheia de cuidado, numa marinada de açúcar mascavado, sumo de limão, hortelã pimenta e uma pitada de flor de sal e molho de soja. Deixei-as marinar umas boas 5 horas.
Caramelizá-las era o desafio, pois tinha de as cortar e retirar as sementes...E que desafio foi! (não se esqueçam de o fazer com luvas, pois quase tive a sensação de ficar sem as pontas dos dedos de tão "bravas" que eram!). Depois de tratadas, banhei-as numa calda de caramelo suave, deixei endurecer, parti aos pedaços e congelador com elas.
O trabalho e desafios dos dias seguintes não me permitiram acabar a receita que, entretanto, tinha nascido no meu imaginário, até ontem...Cupcakes, Cupcakes...era o que queria fazer. Terminei o trabalho; jantar feito; e "atirei-me de cabeça" a transformar em receita o que idealizei. E como me preenche este exercício, esta arte! De tal modo que nem a chegada da uma da manhã me demoveu.
O sabor, ai o sabor, uma explosão de atrevimento no palato, envolvido pelo doce baunilhado do chantilly e uma frescura provocante após mastigar e engolir as primeiras garfadas.
Espero que gostem tanto quanto eu desta sugestão!


Ingredientes (24 cupcakes):

Cupcakes
4 ovos M                                          

200g açúcar
70g óleo
20g malagueta caramelizada
1 iogurte natural açucarado
250g farinha c/fermento
1/2 c. chá rasa de fermento
Corante em gel vermelho q.b.

Chantilly de Baunilha
500ml natas frescas
10 c.sopa de açúcar
1 c.sopa de extrato de baunilha

Malagueta Caramelizada

Marinada:
Malaguetas 
3 c.sopa açúcar mascavado
sumo limão q.b.
folhas de hortelã pimenta
1 pitada de flor de sal
1 pitada de molho soja

Caramelização:
Açúcar q.b.
Água q.b.

Para as Malaguetas Caramelizadas
Prepare primeiro as malaguetas caramelizadas, se puder no dia antes, se não deixe marinar umas boas horas. Misture todos os ingredientes num recipiente e coloque aí as malaguetas lavadas.
Depois de marinadas e usando luvas e tendo o cuidado de não mexer nos olhos ou outra parte do corpo enquanto estiver a tratá-las, corte-as no sentido longitudinal e retire as sementes. Corte em tiras e reserve.
Coloque ao lume o açúcar e água até atingir uma cor dourada (caramelo leve). Em seguida disponha as malaguetas numa folha de papel vegetal e entorne o caramelo por cima. Com a ajuda de uma colher aplane o preparado, de modo a conseguir uma folha de malagueta. Coloque no congelador a endurecer. 
Depois de solidificar, corte em pedaços. Guarde no congelador.
Para os cupcakes triture 20g. com a ajuda de um martelo de cozinha ou processador.

Para os Cupcakes

Na Cuisine Companion
Comece por preparar o chantilly, colocando as natas na taça, com o acessório batedor, o açúcar e a baunilha, na vel. 7, 1 min a 1,5 min. (natas Milhafre). Reserve o chantilly no frigorífico enquanto prepara os cupcakes.
Lave a taça e com o mesmo acessório bata as gemas com o açúcar, na vel. 7, 7 min. Em seguida troque para o acessório amassar (pois ajudará a triturar algum pedaço maior de malagueta que não tenha ficado bem triturado), e adicione o óleo, a malagueta caramelizada, o corante e o iogurte. Bata na mesma velocidade, durante 3 min.
Depois adicione a farinha e programe vel. 4, durante 30 seg. Misture a farinha restante com a espátula.
Lave a taça e com o acessório batedor, bata as claras em castelo, vel. 7, 6 a 7 min., sem tampa doseadora de vapor.
Adicione ao preparado anterior com a espátula.
Leve os cupcakes ao forno, pré-aquecido a 180º, por cerca de 20 min. ou até que o palito saia seco.
Deixe os cupcakes arrefecer, corte um círculo no centro e recheie com chantilly. Tape com o círculo que cortou e guarneça o topo com chantilly e tomilho!

Modo Tradicional
Proceda seguindo os passos mencionados acima, mas usando a batedeira.

E vão já comprar malaguetas, pois esta receita ficou TOP!
Se utilizarem uma malagueta mais suave aumentem as gramas utilizadas.












Comentários

  1. Não gosto de malaguetas, nem nada picante. Mas adorei o resultado final da tua receita. Mais uma ideia incrível. Parabéns! beijinhos

    https://saboresdoninho.blogspot.pt/

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Obrigada! :) Não os queria claramente picantes, mas que deixassem uma frescura no palato no final de os comer...se estivesses por cá, provavas para dares a tua opinião ;) Beijinho grande e obrigada pela visita e carinho <3

      Eliminar
  2. Se fosse sem malaguetas agradecia, porque não gosto de picante. Mas parabéns pelo post beijinhos

    https://aflormaria.blogspot.pt

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Obrigada Cláudia! Beijinhos e obrigada pela visita :)

      Eliminar
  3. Acho que não me atreveria por não me dar bem com coisas picantes mas foi uma ideia bem criativa! Parabéns :D

    www.ayellowrain.blogspot.com

    ResponderEliminar
  4. Por acaso sou vegetariana e por isso excluía logo os ovos e o iogurte, mas não posso deixar de dar os parabéns! Ficou fantástico! Eu nunca na minha vida ira pensar em cupcakes ahaha

    Beijinhos,
    Dezassete

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. :) :) Estou sempre a inventar ahaha. Experimente substituindo esses elementos, aumentando o óleo vegetal. É capaz de sair bem também. Tenho que testar e ver se adapto a receita a uma alimentação vegetariana :) Beijinhos

      Eliminar
  5. Tem um aspecto mesmo espectacular!

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Obrigada! Fiquei muito contente com o resultado :) Beijinhos e obrigada pela visita!

      Eliminar
  6. Olá Sara, bn!
    Só agora vi seu comentário no meu blog e já vou pedindo p/me desculpar. Passei p/agradecer a visita e amei tudo que encontrei por aqui, prova disso é que já fiquei seguindo seu blog também kk
    Parabéns!
    Bjsss e um ótimo FDS p/vcs é o que desejo

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Obrigada Dinha...também me atraso um pouco nas respostas às vezes. Obrigada pela visita e por ficares. Beijinhos grandes (já sabes que gostei do teu cantinho, pois já lá estou!) :)

      Eliminar

Enviar um comentário

Obrigada por visitar o blogue e pelo seu contributo. Volte sempre!

As mais vistas