Filhos na Cozinha, Bolo Lima Limão...Muita bagunça, mas uma alegria que me enche o coração!



Após o jantar ontem, como "il faut" estava eu a lavar a loiça quando, de repente e de forma intensa, ouço a voz do ser maravilhoso mais pequenino cá de casa: "Mãe vamos fazer uma receita? Vá lá, vá lá". Rapidamente o mais velho juntou-se à festa: "Vamos fazer um bolo, mãe, pode ser?". A verdade é que a hora já ia adiantada, mas olharam-me com aqueles olhos, que só os filhos sabem fazer e nos deixam completamente rendidas.
Claro que já imaginava que após a confeção da receita, voltaria ao lava-loiça e à limpeza da bagunça que fica...mas eles adoram! E eu não resisti, porque família é isso, estar, fazer, sentir em conjunto.
Fomos os três para o frigorífico. Agarrámos ovos, limões, limas. Da despensa trouxemos os básicos: açúcar, farinha. Depois lembrei-me que ainda tinha um pouco de mascarpone baunilhado.
- "Onde querem fazer o bolo?" - perguntei eu. 
- "No robot" - responderam rapidamente.
Então um foi buscar a balança, o outro o acessório de bater ao armário. Isto depois da habitual disputa quem faz o quê (confusão total! ). Depois de acordarem tarefas foi colocar mãos à obra. Ajudei-os a separar as claras das gemas e depois ficou por conta deles!
- "Agora é isto, depois aquilo"; "Pesa a farinha e o açucar"; um programa a velocidade, outro o tempo, os dois carregam no start. Bolo em andamento!
A hora de fazer o glacé; nova discussão. "Agora aguento eu a batedeira" (não fizeram no robot); uma intervenção mais firme da minha parte e lá retomam a tarefa em acordo!
No final, provar glacé, bolo no forno, bagunça na bancada, mas uma alegria que me enche o coração!
Deixo-vos então esta sugestão dos meus dois mini chefs amorosos. Um bolo simples, mas muito saboroso, de lima e limão, perfeito para um lanche. O glacé mais líquido do que era suposto, porque isto de misturar gotas de sumo de limão é muito divertido! Mas deixo a receita com as quantidades corretas.
Bom apetite!


Ingredientes (forma de 22 cm):

Bolo
4 ovos
250g açúcar
70g óleo
4 c.sopa de sumo limão
2 limas (raspa)
125g de mascarpone misturado com 1 c.sopa açúcar fino
300g farinha c/fermento peneirada

Glacé
1 clara
120g açúcar fino
5 a 6 gotas sumo limão
1 lima (raspa)

Na Cuisine Companion
Separe as gemas das claras. Reserve as claras.
Na taça, com o acessório batedor, coloque as gemas e o açúcar e programe vel. 7, 7 min. Após esse tempo adicione os restantes ingredientes exceto a farinha e bata na mesma velocidade, por 4 min.
Em seguida, adicione a farinha peneirada e programe vel. 4, 30 seg. No final, se necessário, misture a farinha com a ajuda da espátula, se não tiver ficado toda envolvida no preparado.
Lave a taça e com o mesmo acessório, bata as claras, programando vel. 7, 9 min, sem a tampa reguladora do vapor.
Depois envolva as claras no preparado anterior cuidadosamente com a ajuda da espátula.
Leve ao forno pré-aquecido a 180º cerca de 30 min. ou faça o teste do palito. 

Em seguida prepare o glacé. Na taça, como o acessório de amassar coloque a clara, o acúcar fino, as gotas de sumo de limão e raspa da lima. Programe vel. 5, 2 min. Se necessário faça mais um minuto.

Modo Tradicional
Proceda do mesmo modo descrito acima utilizando a batedeira.








Comentários

  1. Olá pareces que lês os meus pensamentos tenho uma caixa de mascarpone para gastar (a passar validade ) bem lá terá de ser saí bolinho dos meninos da Sara bjs

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Olá Sónia! Vou dizer a eles que vais fazer o bolo deles☺ vão ficar contentes! O mais velho ainda ontem após partilhar o post dizia: porque não tem a nossa fotografia?? Tu tens a tua mãe. 😂😂 beijinhos ❤

      Eliminar
  2. Certamente um bolo delicioso! Tens dois chefs maravilhosos. Beijinhos

    As visitas, comentários e sugestões são sempre bem-vindas.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Ficou bastante bem o bolinho. Eles estiveram lindamente. São uns amores <3 Beijinhos

      Eliminar

Enviar um comentário

Obrigada por visitar o blogue e pelo seu contributo. Volte sempre!

As mais vistas